O futebol, com a bola nos pés, é considerado o esporte nacional. É quase impossível conhecer alguém que não goste ou que pelo menos não tenha um time favorito. Porém, de uns anos para cá, outra modalidade vem crescendo de forma exponencial: o futebol americano. Quase tudo é diferente, com exceção talvez do “primeiro nome”, mas mesmo assim o FA, como é conhecido pelos praticantes, vem se mostrando digno de olhares atentos.
O FA geralmente é praticado nos mesmos locais que o futebol convencional, apenas com marcações de campo diferentes. Portanto, qualquer gramado pode ser utilizado. O maior problema enfrentado pelas equipes brasileiras é a importação dos equipamentos. Diferente do futebol, onde é apenas necessário o uso de chuteiras, o FA requer uso de ombreiras (chamadas de shoulder pads) e capacetes (helmets) para manter a integridade física dos atletas, além do protetor bucal.
Fundado em novembro do ano passado, o Riomafra Raptors é a equipe que representa a região e já possui planos de disputar campeonatos. Segundo o presidente Alexandre Gagala Filho, o planejamento envolve disputar a Copa Sul (campeonato organizado pela Federação Catarinense de Futebol Americano que aceita equipes de todos os estados do sul do Brasil) no segundo semestre do ano que vem. “Vamos passar este ano treinando e ensinando atletas novos para que, no ano que vem, possamos representar as cidades de Rio Negro e Mafra em um campeonato forte como a Copa Sul” afirma.
Para poder disputar campeonatos a equipe precisa de duas coisas: atletas e investidores. Os dinossauros possuem um número razoável de atletas, mas fará testes no início do mês que vem. O mesmo não pode ser dito sobre patrocinadores. “Estamos terminando a carta de apresentação da equipe e vamos buscar patrocínios na cidade. Estamos abertos a conversar com quaisquer empresas que queiram apoiar o esporte na região” explica o presidente.
Atualmente a equipe tem treinos funcionais as terças e quintas à noite em dois horários (20h e 22h30min), sendo que apenas um é obrigatório, e um treino no domingo de manhã na ASPM (das 9h às 12h). O Riomafra Raptors fará, também, um teste para novos atletas nos dias 1 e 2 de julho (às 14h e 9h, respectivamente). “Qualquer pessoa que quiser fazer parte desta família e aprender um novo esporte está convidado para fazer o teste” ressalta o presidente. O valor da inscrição é de um quilo de ração para cães, que será doado para o Abrigo São Francisco de Assis em Rio Negro/PR.
Contatos sobre o teste ou sobre patrocínios podem ser feitos pela página oficial do time no Facebook ou pelo e-mail raptorsriomafra@gmail.com.