Abacate: bata no liquidificador com limão e leite. Para utilizar, bata assim que começar a descongelar.
Maçã: descasque-a e corte-a. Prepare um purê ou corte em fatias e mergulhe-as no suco de limão. Escorra-as e congele, com ou sem açúcar.
Banana: pode ser amassada ou inteira, passe suco de limão e congele; ou cozida, dispensa o suco de limão, é só fazer uma bananada e congelar.
Laranja, limão e tangerina: descasque-os, remova a parte branca; desmonte os gomos, tire a pelÃcula e as sementes. Congele os gomos com ou sem açúcar.
Mamão: descasque e tire as sementes. Faça um creme, coloque em forminhas de gelo e ensaque os cubos após o congelamento.
Melancia: retire as sementes, bata no liquidificador e coloque em forminhas de gelo. Depois de congelados, ensaque os cubos.
Ãgua gelada
Os piruás da pipoca podem ser eliminados. Basta lavar o milho com água gelada antes de colocar na pipoqueira. Outra boa opção é guardar o milho de pipoca sempre no congelador. Além de estar sempre fresquinho, você vai dar adeus aos piruás e ao desperdÃcio.
Sempre com a casca
As batatas devem sempre ser cozidas com a casca, a fim de conservarem o sabor e não perderem os seus nutrientes. Além disso, só ponha as batatas na água quando já estiver fervendo. Lave as batatas com cuidado, eliminando qualquer vestÃgio de sujeira.
Enterrar na farinha
Para que os abacates amadureçam rapidamente, basta enterrá-los numa vasilha cheia de farinha branca.
Cozinhe antes
Para utilizar abacaxi em gelatinas, deverão ser em lata ou cozidos antes porque a fruta contém muitas enzimas e se for usada crua a gelatina não endurece.
Pano Úmido
Para amadurecer bananas, embrulhe em papel e coloque um pano úmido por cima. Dentro de três dias estarão ótimas.
Esquente antes
Para que o coco solte da casca com maior facilidade, experimente esquentá-lo antes de ser partido.
A nossa amiga alface
A alface é uma das verduras mais utilizadas em saladas e sanduÃches. Veio da Ãsia para o Brasil junto com os portugueses. Muito nutritiva, possui óleos essenciais, sais minerais e é ideal para ser consumida em qualquer época do ano. Tem baixo teor calórico e alto teor de fibras.
Banho-Maria
Para esquentar arroz, experimente salpicar com um pouquinho de água quente e depois colocar a panela em banho-maria durante 10 minutos, mexendo-o lentamente.