Em forma de manifestar minha contribuição para a conscientização da importância de prevenir-se, de procurar profissionais especializados tanto na saúde do corpo quanto da saúde psicológica, além do apoio a quem já está em tratamento, decidi participar de um movimento realizado pela Rede de Combate ao Câncer de Rio Mafra (cidades irmãs onde resido) cortando meu cabelo no sábado (07) e o oferecendo em doação na terça-feira (10). Os cabelos coletados são enviados para um local especializado na construção de perucas, e retornam já transformados para a doação aos pacientes com câncer.
Veja alguns dados que motivaram a minha atitude:
O câncer é um problema de saúde pública mundial. A estimativa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) calculou que no ano 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, sendo que 17 milhões entrarão em óbito por esse motivo.
Tratando mais especificamente do Brasil, dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) demonstram que em 2012 foram apresentados a estimativa dos cinco tumores mais incidentes para o sexo masculino, sendo: o câncer de pele não melanoma (63 mil casos novos), próstata (60 mil), pulmão (17 mil), cólon e reto (14 mil) e estômago (13 mil). Para o sexo feminino, destacam-se, entre os cinco mais incidentes, os tumores de pele não melanoma (71 mil casos novos), mama (53 mil), colo do útero (18 mil), cólon e reto (16 mil) e pulmão (10 mil).
Nos Estados do Sul chama a atenção a maior incidência de câncer de pulmão e de esôfago, devido à maior prevalência de fumantes na região e ao consumo regular do chimarrão.
O que se torna muito importante perante esses dados é a necessidade de prevenção e de acompanhamento médico, portanto cabe a cada um de nós administrarmos de maneira saudável nossa alimentação, rotina de sono, controle do estresse, regulação dos hábitos cotidianos, a fim de desenvolvermos atitudes que possam contribuir para a redução dos índices dessa doença.
Precisamos conscientizar as mulheres a realizar anualmente o exame Papa Nicolau (Preventivo), por meio do qual pode-se identificar lesões no colo do útero, mulheres acima de 40 anos a realizar anualmente os exames de mamas, e homens a partir de 45 anos a realizar anualmente o exame de próstata. Quanto antes o câncer for identificado, mais eficaz tende a ser o tratamento.
Portanto, é extremamente importante reforçar sobre a necessidade de procurar profissionais especializados na saúde tanto do corpo, quanto da mente para estabelecer também esse equilíbrio, e desenvolvermos a nossa qualidade de vida.
Quer participar você também desse movimento, fazendo a doação do seu cabelo para essa causa? Entre em contato com a Rede de Combate ao Câncer de Rio Mafra pelo telefone (47)3643-6081 e solicite informações quanto aos processo de doação. É simples e Fácil. Participe!
Psicóloga Loriane Heide
CPP/SC-12/14589
Se você possuí mais dúvidas sobre o assunto entre em contato: psicologalorianeh@gmail.com