Existem momentos de nossa vida em que ficamos desanimados, sem vontade, e parece que nos falta coragem até mesmo para realizar as atividades mais simples de nosso dia-a-dia. Nesses momentos é comum nos jogarmos no sofá de casa ou ficarmos o dia todo na cama, o que na verdade só faz aumentar nosso desanimo.
Por outro lado, existem algumas pequenas atitudes que podem ser adotadas no dia-a-dia que farão com que nos sintamos melhor com relação aos pensamentos, as sensações e ao corpo.
São elas:
- Alimentar-se corretamente: Quando estamos “mais para baixo”, temos duas tendências: não nos alimentar ou nos alimentar muito mal. Procure comer suas frutas preferidas ou experimente frutas e verduras que nunca comeu. Faça uma busca em seu caderno de culinária ou internet sobre alguma receita que há muito tempo você não faz, ou que até mesmo nunca fez, e cozinhe. Pois é muito importante alimentar-se corretamente tendo em vista que é daí que absorvemos energia para o nosso corpo.
- Tente iniciar uma atividade física: Poder ser algo simples, como dar uma ou duas voltas na quadra da sua casa. Porém, faça isso observando os detalhes ao seu redor, além de cumprimentar os vizinhos, sorrir para alguém que encontrar. Você pode também, fazer uma série de exercícios em casa mesmo, ouvindo uma música que você goste ou começar a praticar um esporte. A atividade física faz com que a energia flua em nosso corpo.
- Procure dormir 8 horas por noite: se você tem dormido mais do que essas 8 horas, ao deitar programe o seu despertador, dormir em excesso também não é saudável. Se você não está conseguindo dormir 8 horas diárias reprograme seus horários de deitar para permitir-se esse descanso. As atividades físicas que você realizar durante o dia irão cansar seu corpo e assim proporcionar esse sono, será seu corpo solicitando um tempo para “recarregar as energias” e armazenar as informações colhidas e as experiências vividas durante o seu dia.
- Busque fazer uma coisa que há muito tempo você não faz: Ligar para um amigo, visitar um parente, sair para dançar, fazer um pequeno passeio, ir ao cinema, e as possibilidades aqui são diversas.
- Experimente criar uma lista de coisas que você gosta de fazer: Ler, escutar música, ver filmes, praticar algum esporte, jogar videogame, cozinhar, escrever… Aqui vai depender muito de você, dos seus gostos e de sua personalidade. Despois de criar sua lista, escolha alguns itens dela e se proponha a incluí-los gradativamente em sua rotina. Fazer coisas que gostamos nos desperta bons sentimentos e nos ajudam a alcançar outros objetivos.
- Por fim, pensamento positivo ajuda muito. Portanto, tente mentalizar coisas positivas, coisas agradáveis para você, procure verbalizar também, para você mesmo e para as pessoas que estão ao seu redor: “Hoje eu estou melhor que ontem”, “Me sinto mais animado”, “Como eu estou feliz”.
Mais informações entre em contato, pelos telefone/email abaixo:
Psicóloga LorianeHeide
CRP/SC-12/14589
(47)99694-1801