– Para que as batatas fritas fiquem bem sequinhas, depois de cortadas, coloque-as em água fervendo por alguns minutinhos e, em seguida, em água com gelo. Escorra bem, frite em bastante óleo e escorra em papel-toalha.
– Para fazer um ovo frito perfeito, você deve untar a frigideira com azeite ou manteiga e colocar o ovo. Tampe e cozinhe em fogo moderado até o ponto desejado. Tempere e sirva.
– O peixe não gruda na assadeira e fica com mais sabor se o fundo da assadeira for forrado com uma camada de fatias de batatas cruas.
– Para assar massa folhada, não unte nem polvilhe a assadeira. Apenas molhe a assadeira com água.
– A polenta frita fica mais macia e com uma crosta crocante se você passar na farinha de trigo antes de fritar.
– Para eliminar a baba do quiabo, lave-o ainda inteiro, seque-o e coloque-o numa tigela com um pouco de suco de limão, deixando repousar durante 15 minutos. Depois lave ligeiramente, corte e cozinhe.
– Se o bolo que deu tanto trabalho queimou, não se desespere, passe um ralador de queijo côncavo na parte queimada até retirar a crosta.
– Quando cenouras e aipos estiverem meio murchos, mergulhe-os em água gelada misturada com uma colher de chá de mel por uma hora. Escorra e seque levemente depois.
– Para manter a couve-flor branca, adicione um pouco de leite a água do cozimento.
– Para manter os cogumelos frescos, embrulhe-os em um saco de papel pardo, cortando-os depois em tiras finas.