Grãos: Evite o aparecimento de insetos e de bolor nos grãos guardados por algum tempo. Coloque entre eles um dente de alho com casca.
Mofo em roupas: Se sua roupa ou algum pano estiver mofado, ferva-os na água misturada com fubá durante quinze minutos.
Evite o desperdício: Ao servir-se, lembre-se de usar o bom senso. Sirva-se somente da quantidade que irá consumir. A sobra do prato não poderá ser aproveitada.
Abridor limpinho: Para deixar o abridor limpinho, é só deixá-lo durante uma noite de molho no vinagre e depois esfregá-lo com sabão. Ele vai ficar como novo.
Desentupindo canos: Se o cano de sua cozinha está entupido e cheio de gordura, a solução é colocar na pia uma xícara de sal e uma de bicarbonato de sódio e depois soltar bastante água quente.
Frango molinho: Se você acha que o frango vai ficar duro, coloque uma pitada de fermento em pó ou bicarbonato de sódio, junto com o tempero ou durante o cozimento.
Peixe: Para deixar o peixe macio e saboroso, existem alguns truques. Se for fresco, antes de temperá-lo deixe-o em molho em leite por alguns minutos. Se for congelado, descongele-o diretamente no leite.
Descascando cebolas: Descasque as cebolas sob água corrente, assim não irritarão os olhos. Para tirar o cheiro das mãos, esfregue-as com sal e lave-as em água corrente.
Feijão: Para engrossar o feijão que ficou aguado, acrescente uma mistura de água e amido de milho.
Fritura: Se a cozinha estiver com cheiro forte de fritura, encha um copo com vinagre e coloque-o sobre a geladeira ou armário.
Maionese: Retire a maionese que sobrou no fundo do vidro espremendo o suco de meio limão. A mistura dará um ótimo molho para saladas.
Gordura: Se você fritou peixe e sobrou muita gordura, passe por um filtro para reter as impurezas. Pingue algumas gotas de limão e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro nem com gosto de peixe.
Óleo: Reaproveite o óleo usado na fritura colocando, quando ainda quente, algumas fatias de batata crua. A batata absorverá todo e qualquer sabor estranho ao óleo.
Rendimento: Quando preparar omeletes ou suflês, adicione uma pitada de fermento em pó aos ovos batidos. Assim, eles renderão muito mais.
Conservando alimentos: Para que os vegetais fiquem mais saborosos e conservados, coloque-os na geladeira inteiros. Para conservar o abacaxi por mais tempo, descasque-o, mas não tire o miolo. Já a metade que sobrou do abacate deve ser guardada junto com o caroço. Essas são medidas que aumentam o tempo de vida dos alimentos.