A Internet está mais sofisticada e acessÃvel do que nunca. A nossa geração hiperconectada evoluiu na maneira como nos comunicamos, entretanto, isto nos deixou mais vulneráveis. Apesar deste ciberespaço parecer um lugar seguro, fraude financeira e phishing são algumas das razões pelas quais os usuários também devem ser cautelosos. Assim, listamos para você os principais riscos de navegação online e como se proteger deles, confira a seguir:
1. Wi-Fi públicos
Muitos estabelecimentos oferecem Wi-Fi gratuito, entretanto, os protocolos de segurança deles não são muito eficientes e os hackers podem ter acesso facilmente as suas ações online. No geral, é seguro acessar o Whatsapp pelo Wi-Fi público, porém, fazer login em sua conta bancária, e-mail ou qualquer outra situação que você precise preencher formulários com seus dados e senhas, este tipo de rede não é indicada.
Como se proteger?Â
Uma solução simples e eficiente para mais privacidade e proteção de dados é o uso da VPN, com ela você consegue estabelecer uma camada de segurança adicional ao dispositivo durante sua navegação online, pois utiliza o serviço de criptografia para transmitir as informações entre o aparelho e o site, impossibilitando o acesso de terceiros aos seus dados. Não há como cometer erros ao utilizar uma VPN, mas é importante fazer uma comparação entre provedores VPN como Surfshark e NordVPN para escolher a melhor opção para você.
2. Páginas inseguras
Se constantemente você se depara com a mensagem: “Sua conexão não é segura†ao acessar um site pelo Google Chrome, é necessário mais cuidado durante a conexão para evitar dores de cabeça no futuro. Isto porque, se estes sites não são confiáveis para o padrão de verificação dos navegadores, seus dados podem estar em perigo. O principal mecanismo de verificação do Google é observar se as páginas possuem o HTTPS, que indica se a troca de dados ocorre por meio da criptografia e obviamente é mais seguro, ao contrário de páginas com o HTTP.
Como se proteger?Â
- Procure páginas que iniciam com HTTPS nos sites e não HTTP.
- Instale o software antivÃrus e aprimore o firewall do roteador.
- Não clique em links falsos – use sites que você conhece e confia.
3. Phishing
O principal objetivo desta prática é roubar dados de acesso das vÃtimas. Para isso, os golpistas usam sites falsos, e-mails, SMS ou mensagens falsas em redes sociais. Alguns são tão habilidosos que é difÃcil distinguir esta ação.
Como se proteger?Â
- Observe o endereço do navegador, para ter certeza de que está em um site confiável e não uma imitação deste (algumas vezes eles trocam uma letra do website ou adiciona uma letra e o registra, desta forma o usuário acha que está no sÃtio correto, mas adiciona informações em páginas fraudulentas).
- Tenha cuidado com seus dados, seja sempre cético ao compartilhá-los nas redes.
- Ignore emails desconhecidos solicitando verificação das suas informações privadas.
4. Malware
Apesar de utilizarmos o nome vÃrus para todos os códigos que invadem o computador para fins maliciosos, o termo correto é malware e existem várias categorias destes, alguns deles são: VÃrus, Worms, Trojans e Ransomware.
- Os vÃrus são códigos que dependem do usuário para se propagar, porque ele se copia em arquivos executáveis.
- Os Worms, se propagam sozinhos pela conexão de rede ou anexos de e-mail.
- Os cavalos de tróia não se replicam como os outros, mas provoca ações inesperadas ao computador, danificando o mesmo.
- Já o ransomware é um malware que capta dados dos usuários, criptografa e exige uma quantia em dinheiro (geralmente bitcoin) para devolver os dados à vÃtima e muitas vezes, mesmo após o pagamento, não realiza a devolução.
Como se proteger?Â
- Instale um antivÃrus e um firewall.
- Examine o computador periodicamente com o seu antivÃrus.
- Mantenha atualizações de software, navegadores e sistemas operacionais.