Neste momento em que esta grave pandemia atinge à todos no mundo inteiro, todos os povos, seja, os ricos como os pobres, os poderosos ou os mais humildes, talvez seja o momento crucial para humanidade refletir e sentir na carne o verdadeiro sentido da Páscoa e entendermos definitivamente os verdadeiros propósitos de Deus para conosco.
Talvez, seja a grande oportunidade para entendermos neste momento de dor, de sofrimento, de apreensão de incertezas, ou quem sabe, do nosso próprio futuro, o que ele realmente quer de nós! Talvez acima de tudo, ele esteja testando nossa fé? Será que iremos aprender
Será que no aspecto religioso toda a humanidade não está passando por uma grande provação? Será que Deus não quer que ficamos mais perto uns dos outros e nos unamos como verdadeiros irmãos, assim como ele nos criou? Será que ele não quer nos mostrar de uma vez por todas o verdadeiro sentido das nossas vidas aqui na terra? E o porquê de fato ele nos colocou aqui? Afinal, o que ele realmente espera de nós neste tempo de pandemia?
Por que não encaramos este desafio em uma oportunidade para aprofundar a nossa fé, esperança e amor ao próximo e nos prepararmos para renovar o nosso compromisso batismal na Páscoa?
Mais do que nunca… Tempo de reflexão, oração, redenção e muita união
É tempo de mudança. As rotinas agitadas do dia a dia e a falta de tempo cederam espaço para os momentos de reflexão, oração, redenção e de se estar mais perto da famÃlia. Na crença cristã, esta é data mais importantes do ano, pois é celebrada a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Se, antes mesmo da pandemia mundial, a Páscoa já era uma época para se pensar, agora, o exercÃcio é ainda mais importante e determinante.
“Como temos mais tempo, refletimos mais no sentido da vida. O ser humano é um ser habitado pela graça de Deus e todos querem ser felizes e serem pessoas boas. Mas, na pressa, à s vezes, não nos damos conta disso. A humanidade não vai ser mais a mesma. Eu tenho impressão que muitos vão acordar para a fé”, comenta o pároco da igreja matriz São Pedro, Celestino Fritzen.
A quaresma nos ajuda a pensar um pouco mais profundamente já que é a preparação para a Páscoa. Durante este perÃodo, nós acompanhamos todo o sofrimento de Jesus até dar a vida por nós. Logo depois, no domingo de Páscoa, a vida vence a morte. Nós, de uma certa forma, estamos vivendo a nossa quaresma. A nossa esperança é que a morte não tenha a última palavra e estamos lutando a cada dia por isso, principalmente, os profissionais da saúde que estão na linha de frente disso tudo. A nossa fé é que a vida vença a morte e é isso que vamos celebrar no domingo. Passamos por momentos difÃceis sim, mas os problemas não são maiores do que Deus”.
ESPIRITUALIDADE
Com ou sem pandemia, a Páscoa acontece e precisamos celebrá-la. A espiritualidade da quaresma é justamente que a pessoa se conscientize da sua missão, da sua vida. A própria palavra Páscoa quer dizer passagem. Então, nós terÃamos que conseguir produzir uma passagem de uma maneira errada de viver, desse egoÃsmo, desse estresse, de toda essa pressa. Tudo isso, nós temos que pendurar na cruz da sexta-feira Santa para podermos verdadeiramente viver como ressuscitados. São Paulo diz que quem ressuscitou com Cristo busca as coisas do alto. Mesmo não podendo participar de uma maneira comunitária, nós somos chamados e temos tempo de pensar, de rezar, de aprofundar os temas religiosos para se alegrar e produzir em nós uma verdadeira Páscoa. Unir-se a Jesus na morte, para mandar para longe tudo o que está estragado e, acima de tudo, unir-se a Ele na alegria da ressurreição. Que seja uma vida nova muito mais humana e muito mais feliz”, reflete Celestino.
MOMENTO DE CONEXÃO COM O SENTIDO DA PÃSCOA
Deus é fundamental para passarmos por tudo isso, mas não podemos esquecer de fazer a nossa parte. Só vamos conseguir com um trabalho coletivo. Segurar na mão de Deus é diferente de largar na mão de Deus e fingir que não depende também de nós. Mas sem a correria do dia a dia, quem sabe não consigamos nos conectar ainda mais com esse momento? Dias para acreditar em Deus e não perder as esperanças.
O QUE SIGNIFICA CORONAVÃRUS PARA A TERRA SANTA E QUAL É A SUA MENSAGEM PARA O MUNDO?
O coronavÃrus pertence à categoria das pandemias, portanto trata-se de situações que ciclicamente se verificam no decorrer da história humana. No passado conhecemos pestilências, as epidemias de cólera, portanto não é uma novidade. A novidade é que em um contexto como o nosso, no qual pensávamos que poderÃamos dominar tudo com a ciência, a técnica e a nossa capacidade, encontramo-nos como Adão, ou seja, nus, indefesos. Neste contexto recuperamos o que é o sentido do limite: isto não quer dizer automaticamente recuperar somente o sentido de Deus, da nossa ligação com Ele e da nossa dependência d’Ele, porém essas situações deveriam nos ajudar a entender que há muito mais além daquilo que pensamos que podemos dominar. É uma realidade que deveria se abrir a novas reflexões, sobre o nosso ser homens, fazer parte da Criação e também ser crente que se entrega a Deus que é Pai e que continua a cuidar de nós dando a plenitude da vida que celebramos na Páscoa e que como cristãos chamamos participação à Ressurreição de Cristo.