O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), afirmou que o estado possui um estoque de 8,9 milhões de seringas e agulhas para iniciar a vacinação contra a Covid-19 assim que houver liberação da vacina no Brasil. A afirmação foi feita nesta terça-feira (5).
“Nós temos hoje 8 milhões e 900 mil seringas e agulhas em estoque. Somos um dos estados que mais tem. Então temos essa tranquilidade quando chegar a vacina”, disse.
De acordo com uma estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná tem 11.516.840 habitantes.
O anúncio acontece em meio à determinação do Governo Federal de suspender a exportação dos materiais. Na última semana, um primeiro pregão realizado pelo Ministério da Saúde para aquisição de seringas conseguiu apenas 24% da oferta necessária para iniciar a vacinação no país.
Após o resultado, o ministério requisitou agulhas e seringas a fabricantes, em uma medida prevista na Constituição Federal. Segundo a associação que representa a categoria, serão repassadas 30 milhões de unidades até o fim de janeiro.
Segundo Ratinho Junior, o governo espera que as vacinas cheguem ao Paraná até o fim deste mês para que a campanha de imunização da população inicie em fevereiro.
“Estamos planejados para que, se Deus quiser, a vacina chegue no fim de janeiro e comecemos a vacinar no começo de fevereiro”, disse.
Postos de vacinação
O governador do Paraná disse ainda que o estado tem quase 1.980 postos para vacinação catalogados e organizados para iniciar a imunização.
“Temos quase 1.980 pontos de vacina que já estão catalogados e organizados com equipes para o recebimento da vacina. Estamos enfrentando bem a pandemia apesar de todos os desafios”, afirmou.
O Paraná tem 419.839 casos confirmados do novo coronavírus, com 307.461 pessoas recuperadas e 7.997 óbitos registrados pela doença, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Fonte: G1 Paraná