Os caminhoneiros catarinenses e que passam por Santa Catarina vão ganhar o primeiro ponto de parada e descanso do Estado. Foi o que definiu a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na manhã desta terça-feira, em reunião com o deputado federal Jorginho Mello (PR), o Fórum Parlamentar Catarinense, a Federação das Empresas de Transporte (Fetrancesc) e a Autopista Planalto Sul, concessionária responsável.
A área, apresentada em uma maquete na reunião, será construÃda no km 145 da BR-116, no municÃpio de Santa CecÃlia, no trecho que liga Curitiba até a divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A expectativa dos órgãos é de que a Autopista Litoral comece a construir o espaço até o final deste ano. O projeto foi construÃdo em conjunto com o presidente da Fetrancesc, Pedro Lopes.
De acordo com o deputado federal Jorginho Mello (PR), o Fórum Parlamentar Catarinense vinha cobrando da concessionária o cumprimento da Lei dos Caminhoneiros (13.103/2015) e da portaria MTE nº 944/2015, que tratam da jornada de trabalho e o descanso do motorista de caminhão. “É uma conquista importante para os caminhoneiros que vÃnham reivindicando, pois vão ter mais segurança para descansar, usar banheiros decentes e ter apoio na estradaâ€, comenta o deputado Jorginho Mello (PR).
De acordo com o projeto, a área de 120 mil m² será dividida em seis blocos, cada um deles com 21 vagas de estacionamento, sendo construÃdo conforme a demanda de veÃculos na rodovia. O local será especializado com equipamentos para atendimento a veÃculos acidentados ou com algum tipo de vazamento com produto perigoso. Além dos cuidados com a carga, a proposta é implantar atendimentos já oferecidos pelo programa SEST/SENAT, salas de apoio para a concessionária, ANTT e administração, assim como espaço para realização de eventos promocionais e palestras educativas.