Foi realizado na quinta feira, 14, em Itaiópolis reunião com os 25 produtores do município, que atuam na área de bovinocultura de leite – grupo formado pelo Sindicato dos Produtores Rurais – que irão receber em suas propriedades a assistência técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), através do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), que pretende contribuir para uma melhor produção da propriedade rural e a sustentabilidade do setor agropecuário.
A supervisora regional do Senar/SC; Carine Weiss Carneiro que presidiu a reunião informou que Itaiópolis será o primeiro município de Santa Catarina a receber esse trabalho de assistência técnica do Senar e desenvolverá o projeto piloto do ATeG no estado acompanhado pelo Sindicato dos Produtores Rurais.
Já no próximo mês de agosto será executado a primeira etapa do programa, que prevê visitas mensais às propriedades, para a realização do diagnóstico produtivo individualizado afim de que seja feito a elaboração de planejamento estratégico, adequação tecnológica e a capacitação dos produtores.
Esse trabalho será desenvolvido pelo novo instrutor do Senar/SC; o itaiopolense e veterinário Ricardo Luis Kuhl. Além da bovinocultura de leite, Itaiópolis deverá receber assistência técnica do ATeG também na área da apicultura.
Neste ano ainda Irineópolis e Campo Alegre, no planalto norte devem também começar a receber assistência técnica com esta metodologia. Esses municípios executarão projetos relacionados à olericultura e bovinocultura.
O programa é uma mudança no sistema de trabalho do Senar e representa novos desafios na profissionalização do campo.