No dia 1º de dezembro foi comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Dados da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES/SC) apontam que casos confirmados de HIV/AIDS aumentaram em 23% em um ano na região que inclui os municÃpios de Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo. A Vigilância Epidemiológica explica que estes dados estão relacionados à detecção precoce via testes rápidos, os quais estão disponÃveis em 100% das Estratégias de Saúde da FamÃlia (ESFs) dos municÃpios. Vale lembrar que testes rápidos para HIV, Hepatite e SÃfilis são realizados com gotas de sangue obtidas por punção digital (semelhante ao teste de glicemia) e o resultado é emitido em média em 20 minutos. Eles são gratuitos, ocorrem de forma segura e sigilosa.
TRATAMENTO E PREVENÇÃO
Segundo a Vigilância Epidemiológica encontram-se notificados 155 pessoas portadoras do HIV, sendo parte delas dos municÃpios vizinhos (Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo). O número de residentes de Mafra em tratamento para o HIV/AIDS são 94 pessoas, sendo 53 do sexo masculino e 41 do feminino. Em relação à faixa etária, 33 possuem idade entre 19 e 29 anos, 22 entre 30 e 39 anos, 20 entre 40 e 49 anos e 19 acima de 50 anos.
A rede pública de saúde dispõe gratuitamente à população preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante. Os mesmos podem ser retirados na unidade de saúde mais próxima da residência ou do trabalho do usuário do SUS. A Secretaria Municipal de Saúde lembra ainda que “a prevenção é o caminho para o controle da doençaâ€.