O recadastramento biométrico eleitoral começou no dia 28 de abril do ano passado, e pouco mais de um ano depois, dos 16.461 eleitores itaiopolenses, 12 mil já efetuaram o cadastro no Cartório Eleitoral, somando 69% do eleitorado.
Números que coloca Itaiópolis em destaque no estado entre os municípios que estão executando o recadastramento sem prazo estipulado. Destacando que Itaiópolis, assim como Santa Terezinha, não estão no grupo de município onde o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou prazo para que todos os eleitores realizassem o recadastramento, como os municípios vizinhos de Mafra e Papanduva.
Em Santa Terezinha 2.700, dos 6.513 eleitores, já fizeram o recadastramento que é feito no Cartório Eleitoral de Itaiópolis.
DIA 9
Na próxima quarta-feira, dia 9, será o prazo final para aqueles que querem tirar o seu título de eleitor pela primeira vez. O prazo também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais ou transferirem seu domicílio eleitoral. Nesta data também será suspenso os trabalhos de recadastramento biométrico que serão retomados em novembro.
RECADASTRAMENTO LEVAR 20 MINUTOS
A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.
Para que o eleitor seja identificado por meio da digital nas eleições, é necessário o prévio cadastramento no sistema: no ato do atendimento em cartório eleitoral. Além da atualização dos dados constantes no cadastro, são coletadas as impressões digitais dos dez dedos, fotografia e assinatura digitalizada de cada pessoa.
Para fazer o cadastro biométrico que leva de 15 a 20 minutos, o eleitor terá que ir ao Cartório Eleitoral com os seguintes documentos: documentos com foto – carteira de identidade (RG); ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal – controladores do exercício profissional; ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação); passaporte; ou Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); certificado de quitação do serviço militar, para os maiores de 18 anos do sexo masculino, quando for tirar o título pela primeira vez; comprovante de residência (contas de água, luz, telefone, correspondência oficial, além de outros contidos na lei, desde que em nome do requerente ou parente até o segundo grau ou qualquer outro documento contendo o endereço de residência do eleitor, a critério do juiz eleitoral).
Para a primeira inscrição, não serão aceitas a CNH nem o passaporte, porque não contêm todos os dados de qualificação do eleitor.
O Cartório Eleitoral de Itaiópolis funciona de segunda a sexta-feira das 12 horas às 19 horas. O chefe do cartório solicita que se possível os moradores da cidade procurem o cartório após as 15 horas, pois antes deste horário o pessoal do interior tem buscado o atendimento.