A Epagri/escritório municipal de Itaiópolis promoveu, em 14 de julho, dia de campo sobre sistema de plantio direto de hortaliças, produção de morango, milho de base agroecológica, Pastagens em caÃvas e gestão da propriedade. Essa atividade foi realizada na propriedade da famÃlia Jankovski, na comunidade de Santos Dumont, em Itaiópolis e contou com a presença de 30 agricultores dos municÃpios de Itaiópolis e Papanduva.
Os agricultores puderam presenciar diversas atividades na propriedade da famÃlia Jankovski, começando com o uso de caÃvas e potreiros, que foram melhorados com o plantio de missioneira-gigante para a produção de ovinos e bovinos. Após isso, puderam discutir os resultados da safra de milho de base agroecológica, na qual foi usada a semente do milho Catarina, variedade de polinização aberta desenvolvida pela Epagri. A área foi trabalhada nos preceitos do sistema de plantio direto, com correção do solo com calcário, pó de rocha, fosfato natural e cinza leve de biomassa, o plantio de adubação verde de inverno com ervilhaca e aveia-preta e o uso de biofertilizante anaeróbico como adubação de cobertura. Também foi apresentado o inÃcio do trabalho da famÃlia no Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH), com a correção do solo e o plantio de adubação verde para as culturas da cebola e beterraba.
Aproveitando a experiência de mais de 5 anos do cultivo de morango pela famÃlia, foram discutidos com os presentes os sistemas de produção de morango. Os agricultores puderam ver a produção de morango convencional no solo, que a famÃlia trabalha há 5 anos, uma área teste de um ano de morango de base agroecológica no solo e a bancada elevada recém-implantada de morango semi-hidropônico com adubação agroecológica.
Por fim, os participantes assistiram a uma palestra sobre gestão da propriedade e de pessoas, com o intuito de mostrar que a gestão da propriedade não é apenas econômica, mas sim técnica, social, ambiental e cultural. Esse evento contou com o apoio da Epagri/gerência regional de Mafra e Epagri/Escritório Municipal de Papanduva com recursos do Programa SC Rural.