Na última semana, foi inaugurado o Posto de Coleta de Leite Humano, no MunicÃpio de Itaiópolis. O posto de coleta é uma iniciativa através da parceria da Maternidade dona Catarina Kuss e Secretaria Municipal de Saúde.
No final do ano de 2018, secretário de Saúde Felipe Tavares, recebeu visita da equipe da Maternidade Catarina Kuss, que fez a proposta de implantação do Posto de coleta. Prontamente foi aceita pela gestão e nesta manhã tivemos a hora de inaugura-lo.
O aleitamento materno traz inúmeros benefÃcios ao bebê, a mãe e a sociedade, como um todo. O leite materno é essencial para a saúde da criança. No entanto, algumas mães não conseguem amamentar, por conta de realidades distintas, mas que podem ser amenizadas por aquelas que amamentam e estão dispostas a doar leite a quem precisa.
A doação de leite materno é essencial para alimentar bebês prematuros e de baixo peso, que estão internados e não conseguem sugar o peito de suas próprias mães.
Algumas mulheres quando estão amamentando produzem um volume de leite além da necessidade do bebê, o que possibilita que sejam doadoras de um Banco de Leite Humano.
Dessa forma as mães Itaiopolenses a partir dessa data poderão doar seu leite para o Banco de Leite da Maternidade Catarina Kuss, trazendo seu leite ordenhado até o posto de coleta do municÃpio.
O Posto de Coleta de Leite está instalado no ESF Central e está de portas abertas para receber os leites ordenhados. Se você está amamentando e produz leite em quantidade maior do que seu bebe necessita pode se tornar uma doadora. Informe-se. Esse leite salva vidas.
Ainda na festividade de inauguração estiveram presentes o diretor da Maternidade Jeferson Lopes, o enfermeiro gerente de enfermagem Jeferson dos Santos e a enfermeira coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Juliana Nitz Gritti.