Sem a previsão de um grande volume de chuvas para os próximos dias e com a média muito abaixo do esperado nos meses de março e abril a Prefeitura de Itaiópolis decretou na segunda-feira (4) situação de emergência devido a estiagem.
Em março choveu 10,28% do esperado para o mês e em abril apenas 48,38%.
A estiagem fez o rio São Lourenço, principal fonte de abastecimento de água de Itaiópolis, entrasse em situação crítica, o que dificulta a captação de água por parte de Casan. Além disto reduziu de forma drástica os níveis dos açudes, reservatórios e bebedouros que abastecem as áreas rurais, causando perdas consideráveis na agricultura e pecuária.
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da comissão municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. E, dispensa as licitações para contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos.
Segundo a meteorologia, não há previsão de chuvas para os próximos dias e para o período de inverno, a situação é mais desanimadora ainda. Segundo o Ciran, a região terá um período de inverno mais seco das últimas décadas.
Uso consciente da água
- Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples pode gastar cerca de 45 litros de água por dia;
- Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova, toalha de papel, guardanapo ou esponja;
- Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los. Ensaboe toda a louça e depois enxágue todas as peças;
- Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes. Opte, portanto, por regar as plantas de manhã cedo ou no fim do dia;
- Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água;
- Reaproveite a água da máquina de lavar para lavar a calçada ou nos vasos sanitários;
- Não tome banhos demorados. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água;
- Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.
- Não lave carros e calçadas com água potável (da torneira).