O Dia do Desafio recebeu neste ano, 3.444 cidades inscritas, num total de 19 paÃses. No Brasil, são 1.323 municÃpios, totalizando a adesão de 20 estados. Ao redor da América Latina, paÃses como Cuba, Guatemala, México e Venezuela também participaram. O sorteio foi realizado de acordo com a categoria da cidade inscrita, considerando o seu número de habitantes.
Em Santa Catarina, foram 206 cidades que aderiram ao movimento sob o comando de unidades do Sesc, Prefeituras municipais e diversas parcerias locais, e dentre elas, está o municÃpio de Itaiópolis que está participando pela quarta vez consecutiva, buscando atingir um maior número de participantes dos anos anteriores na cidade.
Com uma programação diferenciada para atrair e incentivar a participação do público, o evento buscou mobilizar cerca de 2,2 milhões de pessoas em todo o estado. A proposta era parar pelo menos 15 minutos para a prática de alguma atividade fÃsica. Os participantes poderiam caminhar, pedalar, correr, brincar e até subir escadas.
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e tem a proposta de despertar o interesse das pessoas por uma rotina mais ativa, através de uma competição amigável entre cidades participantes, definida por sorteio. Cada municÃpio organiza atividades fÃsicas ou esportivas e convida o maior número de pessoas possÃvel para participar. Vencerá o que conseguiu mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes. A premiação, porém, é apenas simbólica, como afirma a organização do evento: “A competição é apenas estÃmulo à participação. Quem sai ganhando são os envolvidos, que exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espÃrito comunitário†– disse.
Origem do Dia do Desafio
O Dia do Desafio teve origem no Canadá, em 1983, e é promovido mundialmente pela TAFISA (The Association dos International Sport for All), e no Brasil é coordenado pelo Sesc/SP e organizado pelos Departamentos Regionais do Sesc em todo o paÃs, em parceria com Prefeituras Municipais e diversos agentes mobilizadores locais.
Durante um rigoroso inverno, o prefeito de uma cidade convocou os moradores a saÃrem de suas casas em um determinado dia e horário para dar a volta em torno do quarteirão. A ideia teve sequência e começou a ser praticada anualmente em cada vez maior número de cidades. No Brasil, começou a ser realizada pelo Sesc/SP em 1995, e em Santa Catarina em 1997 com envolvimento de três cidades.