Professores, pedagogos e demais profissionais da rede municipal de ensino estiveram reunidos nas unidades escolares no dia 20 de março, para conhecer e discutir a estrutura e competências da BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
O dia D marca o inÃcio dos estudos deste documento, homologado em dezembro de 2017 e que será referência para a reelaboração de currÃculos em todas as redes e escolas do paÃs. Os estudos e discussões se estenderão e serão aprofundados ao longo do ano letivo.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada no dia 20 de dezembro de 2017. Ela define quais serão as aprendizagens essenciais a serem garantidas a todos os estudantes em cada etapa da sua vida escolar, e em cada área de conhecimento. Esse é um direito do aluno e será referência para a elaboração do currÃculo a ser trabalhado em todas as redes e escolas.
Para iniciar a mobilização em torno deste documento, o “Dia D†é uma mobilização nacional, de iniciativa do Ministério da Educação com apoio da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Educação (Consed), promovida pelas unidades de ensino públicas e particulares, com intuito de discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Santa Catarina terá como ponto alto o dia 20 de Março como “Dia D†para estudo da BNCC envolvendo toda a comunidade escolar.