No último dia 19 (terça-feira) no Galpão da Casa Polaski em Alto Paraguaçu e dia 21 (quinta-feira) na Escola Amandus Bauer em Iracema, ocorreram os encontros que proporcionaram uma explanação técnica da turismóloga Carolina Gaio quanto aos conceitos de Turismo, os elementos do turismo, motivações turísticas e tipologias, com aprofundamento no turismo rural e pedagógico com exemplos do projeto “Viva Ciranda” e “Acolhida na Colônia”.
Os proprietários foram orientados a preencher um formulário de diagnóstico com o cadastro das propriedades, identificação dos atrativos existentes, potenciais atrativos, estrutura existente, intenções de construir e necessidades pontuais de cada proprietário.
Ficaram estabelecidas datas de visita técnica nas propriedades rurais inseridas na agricultura familiar com potencial de participar do projeto, visando conhecer in loco a estrutura existente das propriedades e sugerir maneiras de organizá-la, se necessário, para atender os requisitos básicos de receptivo de grupos de turistas pedagógico cultural e rural.
Inserção da agricultura familiar no turismo pedagógico, cultural e rural de Itaiópolis
Diversas ações estão sendo realizadas pelas instituições parceiras para a implantação do Turismo Pedagógico, Cultural e Rural, visando o uso do Hostel da Casa Polaski, localizado no Núcleo Histórico do Alto Paraguaçu em Itaiópolis, patrimônio tombado pelo IPHAN e cedido em comodato para a Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis.
A implantação do Hostel da Casa Polaski, localizado no Núcleo Histórico do Alto Paraguaçu em Itaiópolis, viabilizou pensar em ações de fomento do turismo pedagógico cultural que envolva as edificações históricas, o comércio local e as famílias da agricultura familiar que estão no entorno do Núcleo Histórico.
Desde 2015, ações da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, da Epagri, do Comtur e da Associação Cultural Polonesa de Itaiópolis estão sendo desenvolvidas visando desenvolver este projeto. Em outubro de 2015 aconteceu reunião na Casa Polaski com Dalmo Vieira Filho, arquiteto do Iphan, Telma Koene, técnica da Epagri Regional de Mafra e Raquel Zanelatto Chefe de Divisão do Departamento de Cultura de Itaiópolis visando o apoio da Epagri na identificação e articulação com os proprietários rurais da agricultura familiar para a elaboração de roteiros pedagógicos culturais e rurais que possam contribuir com a dinamização do espaço Hostel da Casa Polaski administrado pela Associação Cultural Polonesa.
Após este primeiro contato, foram convidados representantes da Epagri, do COMTUR, do Departamento de Turismo e da Associação Cultural Polonesa para reuniões na Casa da Cultura visando identificar algumas propriedades com potencial ou perfil para aderirem ao projeto de Turismo Pedagógico, Cultural e Rural.
Turismo pedagógico, cultural e rural no município de Itaiópolis
Após diversos contatos com proprietários da agricultura familiar, em 01 de julho de 2016, ocorreu a viagem técnica para Pirabeiraba, região da cidade de Joinville, com o intuito de conhecer algumas propriedades rurais inseridas no Projeto de Turismo Pedagógico “Viva Ciranda”.
A visita técnica ocorreu nas propriedades do Sr. Tarcísio – Rancho Alegre, Estrada do Piraí, Sr. Ango Kersten na Estrada Bonita e Família Wiezbicki na Estrada Milbau.
A visita proporcionou aos visitantes o contato direto com os proprietários que já estão inseridos no Turismo Pedagógico, a experiência compartilhada tanto na fala dos proprietários quanto na estrutura das propriedades, desde o funcionamento, sinalização, organização, ornamentação e pôde dimensionar as possibilidades da implantação deste projeto nas propriedades do município de Itaiópolis.