O Centro de Recepções de Visitantes, localizado na praça Brasil de Itaiópolis, recebe a exposição “Arte em Madeira e Artesanato Artístico” de Mário Gilberto Max.
“É um prazer para mim, descendente de europeus, participar do memorável evento municipal, comemorando os 100 anos de emancipação de nossas fronteiras”, afirma Mário.
Mário Gilberto Max, possui um currículo de luta por difíceis classificações em arte no estado catarinense:
1993: Concorreu à classificação em artes plásticas pela primeira vez. Foram 330 inscritos e 52 aprovados por júri de três críticos na Casa da Cultura de Joinville. Aconteceram titulações em artes plásticas para 05 classificados. Mário foi um deles com titulação de referência especial do juri.
1994: Fez nova exposição com mais 04 destaques da classificação do ano anterior na mesma Casa da Cultura de Joinville.
1994: Tentou classificação no Museu de Arte de Joinville com mais 770 artistas inscritos. 70 conseguiram. Mário também, mediante crivo de júri composto por 03 críticos.
1996: Conseguiu segunda classificação no Museu de Arte de Joinville.
1997: Premiado na Casa da Cultura de Itajaí com mérito. Perto de 800 inscritos, 60 foram classificados e três foram premiados em dinheiro. Mário foi um deles.
Quando, pela primeira vez recebeu titulação de artista plástico na Casa da Cultura de Joinville, os críticos de arte denominaram sua técnica como Construtivismo em madeira (aproveitamento de resíduos industriais que enfatizava o aspecto ecológico).
Realizou ao longo dos anos seguintes, 20 exposições em vários municípios catarinenses e no Salão de Artes da Assembleia Legislativa – Florianópolis. Explorando sempre a motivação da vida planetária do mundo animal, não esquece de confeccionar vida marinha, aérea e terrestre. É especialista em fatiar e montar vísceras coloridas da flora da mata atlântica e amazônica, homenageando teimosamente todos os animais, sempre em perigo de possível extinção.
A exposição “Arte em Madeira e Artesanato Artístico” ficará no Centro de Recepção de Visitantes até o dia 30 de novembro. Após esta data, estará no hall da Prefeitura Municipal de Itaiópolis para apreciação de toda a população.