O médico especialista em psiquiatria e dependência química, Rodrigo Assunção, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Itaiópolis, falou sobre o suicídio onde no Brasil a cada 40 segundos uma pessoa tenta se matar.
Ele conta que muitas vezes temos casos de suicidas próximos de nós e não percebemos, não damos atenção para uma pessoa que está em depressão, angustiada e triste. Que muitas vezes julgamos e condenamos, olhamos apenas a aparência de uma vida boa, quando na verdade a realidade é outra.
Segundo o médico o suicídio é a conseqüência de uma depressão não tratada, é uma doença e pode surgir de vários motivos como genética, uso de drogas, menopausa, andropausa (homens), entre outras. Ela muda seu humor, tira o apetite, muitas vezes a pessoa não quer nem sair de casa, fica ansioso, e estes sintomas demonstram a necessidade de ajuda.
Rodrigo explicou que o Caps de Itaiópolis desenvolve várias atividades com oficinas de música, de plantas, confecções que ocupam a mente, ajudando aqueles que tem depressão.
Ainda segundo ele quando se fala em médico e Caps muitos acham que para gente doida, mais isso era há anos atrás, e hoje não, são para todas as pessoas que precisam de ajuda.
Finalizou orientando que se alguém conhecer uma pessoa triste, que esteja com alguma dificuldade, para procurar o Caps, onde ela poderá conversar com os psicólogos que irão ajudar a vencer a depressão, o pânico, a ansiedade, ou a bipolaridade. Pediu para as pessoas não deixar para depois e procurar ajuda o quanto antes.
Tenho acompanhado suas livres Dr. Rodrigo e estou gostando mto. São bastante esclarecedoras. Gratidão!