Muito discutido e badalado o assunto, inclusive já foi motivo de audiência pública parece, e nada se resolve, contudo algumas medidas práticas poderiam ser agilizadas para melhorar as condições de tráfego no centro de Itaiópolis.
Oras, ações simples como os proprietários e funcionários dos comércios e prestadores de serviços poderiam estacionar seus veículos nas garagens e pátios aos fundos destes estabelecimentos desafogando as ruas. Poderiam em uma política de boa vizinhança também utilizar os pátios de outras empresas que não estiverem em uso e até de setores públicos, igrejas, clubes, inclusive estabelecer tempo de permanência de veículos estacionados em determinados locais fiscalizando pelo menos durante o dia em horário comercial.
A administração municipal e câmara de vereadores poderiam criar lei que proíba o tráfego de caminhões e carretas no centro, identificando as ruas por onde este trânsito deva ocorrer e estabelecendo multas pesadas aos infratores, a exemplo de municípios da região que já assim procederam.
Alguns proprietários que tem pátios ou terrenos grandes em desuso poderiam até ceder estes espaços, mesmo que com cobrança de taxa de estacionamento, devidamente regulamentado pelo poder público.
Conscientizar motoristas através de campanhas que podem estacionar em ruas paralelas ou próximas ao ponto que desejam tratar seus assuntos comerciais ou profissionais, não necessariamente na porta do estabelecimento e aos moradores do centro para que evitem o uso de veículos fazendo pequenas caminhadas para o trato de seus interesses no comércio central, sempre que possível.
Não seria a solução, mas certamente melhoraria o trânsito local.