Até o dia 17 de agosto as equipes do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos vão percorrer municípios do centro norte de Santa Catarina. Os produtores de tabaco devem levar as embalagens tríplice-lavadas até o ponto de coleta mais próximo, conforme os convites/avisos entregues pelos orientadores agrícolas da região ligados às empresas associadas ao Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e à Associação dos Fumicultores do Brasil. O roteiro completo está disponível no site do SindiTabaco. Os municípios da região norte beneficiados serão: Mafra, Itaiópolis, Porto União, Irineópolis, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Major Vieira, Papanduva, Monte Castelo; Timbó Grande; Três Barras, Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho, Jaraguá do Sul, Joinville.
Com 16 anos de atuação, o programa é exemplo de logística reversa. Com ele, os produtores integrados de tabaco têm dia, hora e local marcados para se desfazerem das embalagens vazias de agrotóxicos, inclusive aquelas de produtos usados em outras culturas. A ação é permanente e itinerante e abrange 563 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com 2,3 mil pontos de coleta, favorecendo mais de 130 mil produtores de tabaco.
Além de cumprir o artigo 53, do decreto 4.074, de 04 de janeiro de 2002, que determina que os “usuários de agrotóxicos e afins devem efetuar a devolução das embalagens vazias e respectivas tampas aos estabelecimentos comerciais em que foram adquiridos, observadas as instruções constantes dos rótulos e das bulas, no prazo de até um ano, contado da data de sua compra”, o programa também permite o recolhimento de embalagens utilizadas na produção de outras variedades agrícolas.
O recebimento das embalagens segue um cronograma previamente estabelecido e amplamente divulgado pelos veículos de comunicação, bem como pelos orientadores agrícolas das empresas associadas. Os produtores que aderem ao programa e entregam as embalagens tríplices lavadas, recebem recibos – fundamentais para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.
Em 2015, quando o sistema de recebimento de embalagens passou a contar com o uso de tablets para o registro de dados e emissão dos comprovantes aos agricultores, a coleta de dados se tornou mais fácil e precisa. As anotações passaram a ser feitas em um aplicativo desenvolvido especialmente para o programa, pelo qual também ocorre a impressão dos documentos entregues aos produtores. Aos produtores que aderem ao programa são fornecidos comprovantes – importantes para apresentação aos órgãos de fiscalização ambiental.
Confira os pontos e os horários de coletas em Mafra
No dia 15/08 as coletas serão realizadas nos seguinte locais e horários: Moema, as 08.00hs no Salão São Sebastião; Moema, as 11.00hs no Salão São Pedro E Paulo; Volta Triste, as 13.30hs na Capela N. Sra. de Fátima;
No dia 16/08 as coletas acontecerão nas localidades de Rio da Areia, as 08.00 na propriedade de Darci Picini; Distrito de Itaió, as 13:30hs no salão da igreja; Iracema, as 08:00hs no salão da igreja; Colônia Becker, as 10.00hs na residência João Myketiuk; São Pedro, as 13:30hs no salão da igreja; Paraguaçu, as 15:30hs no Salão Rio Barbosa.
No dia 17/08 nas seguintes localidades: São João, as 08:00hs no salão da igreja; Casa de Pedra, as 10:00hs no salão da igreja; Rio da Estiva, as 13:30hs no salão da igreja; Leonel, as 08:00hs, no salão da igreja; Rio Vermelho, as 09:30hs no salão da igreja; Poço Claro, as 11.30hs no salão da igreja.