A primeira reunião oficial da nova região turística Caminhos do Contestado ocorreu nesta segunda-feira 02, na Pousada Recanto Bela Vista em Porto União.
O encontro contou com a presença maciça de representantes dos municípios de Irineópolis, Papanduva, Bela Vista do Toldo, Três Barras, Canoinhas, Porto União, Matos Costa, Major Vieira e Mafra. Representantes de Itaiópolis, que estiveram presentes no Fórum de Cultura em Porto União, também participaram da reunião.
Lideranças de Lebon Régis e Caçador, municípios convidados a integrar a Instância de governança regional Caminhos do Contestado, devido a identidade histórica, cultural e geográfica, também estiveram presentes.
A reunião foi marcada por uma retrospectiva histórica do percurso que levou o roteiro Caminhos do Contestado a ser reconhecido como uma das mais novas regiões turísticas de Santa Catarina. Na oportunidade, o SENAC apresentou proposta para a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo de forma consorciada entre os municípios.
A presidente da IGR Caminhos do Contestado Viviane Bueno destacou que “a região atualmente com 13 municípios (Bela Vista do Toldo, Calmon, Canoinhas, Itaiópolis, Irineópolis, Mafra, Matos Costa, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União, Timbó Grande e Três Barras) poderá ser ampliada com o ingresso de outros municípios que apresentem interesse e afinidade com a temática do Contestado”. Além da participação de universidades, associações de interesse turístico e cultural e outros interessados em fomentar o turismo regional.