Na próxima terça-feira, 1º de dezembro, a vigilância epidemiológica de Itaiópolis trabalhará em prol da luta contra a Aids. A Vigilância Epidemiológica, juntamente com os postos de saúde do município, convidam a todos para participarem das ações de prevenção que serão realizadas no dia 1º de dezembro, na praça Brasil, das 08h às 12h e das 13h às 16h. Durante a ação serão distribuídos preservativos, panfletos informativos e orientações sobre a doença, além da realização do teste rápido de HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C.
Os organizadores da ação alertam aos que tiveram relações sexuais sem o uso do preservativo, passou por transfusão de sangue ou se contaminou com objetos perfuro cortantes e tem dúvidas sobre a doença, que compareçam a praça Brasil para realizar um teste rápido com resultado do exame na hora e gratuito. Caso o cidadão queira realizar o teste rápido e não possa ir neste dia, é indicado que procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência e agende horário com um enfermeiro.
O que é a Aids
A Aids é uma doença que ataca o sistema imunológico através do vírus do HIV, esse vírus ataca as células do sistema imunológico, destruindo os glóbulos brancos (linfócitos T CD4+).
A falta desses linfócitos diminui a capacidade do organismo de se defender de doenças oportunistas, causadas por microorganismos que geralmente não são capazes de desencadear males em pessoas com sistema imune normal.
Tratamento para a Aids
Uma vez adquirido o vírus, não tem cura, porém os portadores de HIV dispõe de tratamento oferecido gratuitamente pelo governo. Ao procurar atendimento de saúde, o paciente terá acesso ao tratamento antirretroviral.
Esse tratamento permite prolongar a sobrevida do paciente e melhorar sua qualidade de vida pela redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico. Esse tratamento é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Como a Aids é transmitida
– Relação sexual sem camisinha (podendo ser oral, anal ou vaginal)
– Transfusão de sangue;
– Compartilhamento de seringas com agulhas contaminadas;
– Gravidez (a mãe pode transmitir para o bebê durante a gestação)
– Aleitamento materno;
– Acidente com material pérfuro-cortante, ou contato com secreções de pessoas contaminadas.
Como a Aids não é transmitida
– Relação sexual com uso correto do preservativo;
– Beijo no rosto e na boca;
– suor ou lágrima;
– picada de inseto;
– aperto de mão e abraço;
– Sabonete/ toalha ou lençóis;
– talheres/copos;
– assento de ônibus;
– piscina;
– Banheiro;
– Doação de sangue;
– pelo ar
Conheça os sintomas da doença
A pessoa pode ser apenas portadora do vírus do HIV por anos e não apresentar sintomas, mas quando inicia os sintomas, começa com:
– Fraqueza, pode apresentar febre;
– Emagrecimento;
– Diarréia prolongada sem causa aparente;
OBS: Em estágio mais avançado da doença pode aparecer outros sinais e sintomas.