8ª Conferência Municipal de Saúde de Mafra apresenta propostas para aprimorar as políticas públicas do setor

Por Gazeta de Riomafra - 11/04/2019

A Secretaria da Saúde de Mafra realizou na última sexta-feira, 05, a 8ª Conferência Municipal de Saúde na Universidade do Contestado – UnC. O evento teve como tema “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos trabalhados foram: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O objetivo da conferência foi traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde do município de Mafra e proporcionar um espaço para expressar, sugerir e planejar ações conjuntas em saúde. “É através desse processo que a população pode contribuir ativamente no desenvolvimento das políticas públicas de saúde”, destacou a secretária municipal de Saúde Jaqueline Fátima Previatti Veiga.

Além da secretária Jaqueline, representando o prefeito Wellington Bielecki, fizeram parte da mesa de autoridades Jonas V. Keskoski, coordenador geral da conferência, e Edson Eckel, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Mafra.

33 ANOS EM PROL DA SAÚDE

A Conferência Nacional de Saúde completou 33 anos em 2019. A primeira edição foi um marco na história da saúde pública brasileira e contou com ampla participação social. Seu relatório final serviu de base para o capítulo sobre saúde na Constituição Federal de 1988, resultando na criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

A secretária Jaqueline ressaltou que “a fim de consolidar os anseios da população e dos profissionais da saúde, que presenciam diariamente as necessidades e pensando na nossa comunidade, no nosso município, acredito que hoje é um dia muito importante para propor mudanças na política de saúde”. O prefeito Wellington, também deixou suas considerações sobre a importância do evento. “As políticas públicas, como a de saúde, devem ser construídas a todas as mãos”, declarou.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Mafra, Edson Eckel, ressaltou: “todos nós somo usuários do SUS em algum momento, e esse espaço democrático é o lugar onde realmente acontece a democracia”. Lembrou que Mafra é o único município do planalto norte que possui conselhos locais, alocados nas comunidades de São Lourenço, Espigão do Bugre, Bela Vista e Vila Nova, sendo que mais duas localidades estão em fase de organização dos conselhos. Jonas V. Keskoski, mediador da mesa de debates e coordenador da conferência ressaltou ainda a alegria de ver tantas pessoas no evento.

PROPOSTAS APROVADAS

Ao todo foram aprovadas oito propostas, listadas em ordem de prioridade dentro de cada eixo, destacando desde a garantia do acesso aos serviços e às informações até o fortalecimento do princípio de integralidade do SUS e a revogação da PEC 95. No evento também foi realizada a eleição dos Delegados que irão defender estas propostas e representar o município de Mafra na etapa estadual em Florianópolis, entre os dias 4, 5 e 6 de junho deste ano.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.