A “9ª Conferência Municipal de Saúde” que aconteceu no dia 30 de março, levou os participantes a sugerirem e planejarem ações conjuntas em saúde, junto aos trabalhadores e prestadores de serviços da esfera municipal, visando a garantia dos direitos e na defesa do SUS, da vida e da democracia.
Em um dia inteiro de trabalho, coordenados por equipe da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, o participantes elencaram propostas para serem levadas à próxima fase, a Etapa Macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde – 9ª CES, em Jaraguá do Sul, nos dias 23 e 24 de maio.
Propostas
Os mais de 130 participantes foram divididos em quatro eixos de trabalho com temas específicos. Conforme a dinâmica do evento, dentre os discutidos, foi escolhido um de cada eixo para ser levado à próxima etapa. São eles:
– Ações preventivas referentes a saúde mental voltadas em crianças, adolescentes e suas famílias, com a criação de um programa permanente.E a contratação de profissionais para efetivar essas propostas;
– Fortalecer os conselhos locais de saúde já existentes e incentivar a implementação de outros conselhos nas unidades básicas de saúde, através de politicas públicas, municipais, estaduais e federais;
Aumentar o número de concursos e/ou processos seletivos em emprego público para estabilidade, qualificação do trabalho e reduzir processo de vinculação político partidário;
– Alteração na composição mínima de ESF: Inclusão do profissional psicólogo na equipe mínima da ESF.
Estas propostas, caso sejam aceitas nas próximas fases, poderão se tornar políticas públicas que visam a melhoria da saúde e qualidade de vida da população usuária do SUS.
Delegados
Ainda fazendo parte dos trabalhos da conferência, foram eleitos os delegados para participação na etapa macrorregional, conforme regimento da 9ª CES, Resolução do CNS nº 453/2012 (50% Usuários; 25% Trabalhadores e 25% Gestores e Prestadores) e critério populacional, no caso de Mafra (municípios de 50.001 a 200 mil habitantes) foram eleitos oito delegados.