Ações permanentes de vacinação contra HPV e Meningite visam imunizar meninos e meninas de Mafra em 2018

Por Gazeta de Riomafra - 10/04/2018

Levar bebês e as crianças para tomar vacinas é um hábito praticado por muitos pais ou responsáveis, a fim de mantê-los imunizados contra vários tipos de doenças. Aproveitando este hábito, o Ministério da Saúde intensifica a divulgação do Calendário Vacinal do Adolescente. Entre as vacinas aplicadas nos adolescentes, intensifica-se a divulgação da vacinação contra o HPV (vírus do papiloma humano) em meninas na faixa etária de 9 a 14 anos 11 meses e 29 dias e meninos de 11 a 14 anos 11 meses e 29 dias e a vacinação Meningocócica C em meninos e meninas na faixa etária de 11 anos a 14 anos 11 meses e 29 dias.

HPV E TRANSMISSÃO

O HPV (vírus do papiloma humano, do inglês human papiloma virus) é uma infecção sexualmente transmissível, provocada por vírus que atacam, especialmente, as mucosas (oral, genital ou anal), tanto nas mulheres como nos homens. A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital e genital-genital. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Francesli Pereira, explicou que nesta faixa etária a vacinação proporciona níveis de anticorpos muito mais altos e previnem este público prioritário de desenvolver a doença quando forem iniciar sua atividade sexual. “A vacina não incentiva de forma alguma a atividade sexual precoce, é sim uma forma de prevenção para o futuro, assim como qualquer outra vacina. Não é porque você tomou vacina compra Hepatite B ou tétano ou febre amarela, por exemplo, que vai ter um comportamento de risco”, explicou a enfermeira.

META

Em Mafra, a meta é vacinar 80% do grupo prioritário – crianças e adolescentes. Vale lembrar que na de HPV são aplicadas duas doses num intervalo de seis meses, enquanto a Meningocócica C pode ser reforço (se tomada quando bebê) ou uma dose única.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

ONDE TOMAR A VACINA

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os pais ou responsáveis levem seus filhos às unidades de saúde mais próximas para tomar a vacina contra o HPV. “É importante lembrar que são duas doses e há intervalo entre elas. Então, tem de ficar atento à carteirinha de vacinação para não esquecer de tomar a segunda dose”, lembrou a enfermeira.

PORTADORES DE HIV/AIDS

De acordo com o Ministério da Saúde, para meninos e meninas ou mulheres e homens vivendo co HIV/AIDS e indivíduos submetidos a transplantes de órgãos sólidos, de medula óssea e pacientes oncológicos, entre nove e 26 anos de idade, o esquema vacinal consiste na administração de três (03) doses (0, 2 e 6 meses). Para este público a vacina sempre é realizada com encaminhamento e recomendações médicas.

Para mais informações sobre vacinação entre em contato com a ESF do seu bairro ou na Vigilância Epidemiológica (anexa ao ESF Central). O calendário nacional de vacinação pode ser encontrado no portal do Ministério da Saúde – http://portalms.saude.gov.br/acoes-e-programas/vacinacao/calendario-nacional-de-vacinacao.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -
COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.