Assim como nas demais regiões de Santa Catarina, a situação de insegurança na área rural também é uma constante no norte catarinense. O tema foi um dos principais focos da reunião regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) promovida na última sexta-feira 21 em Mafra, com a participação de líderes de 13 Sindicatos Rurais da região.
“É uma situação que nos preocupa. Apuramos que os crimes contra a vida humana, o patrimônio privado, a liberdade e a saúde pública aumentam nas comunidades rurais catarinenses, afetando famílias de trabalhadores, produtores e empresários do setor primário”, destacou o presidente José Zeferino Pedroso.
Segundo Pedrozo, a Federação se reuniu com o governo do estado e os órgãos policiais para que sejam elaboradas medidas de segurança. Uma delas é a cartilha de orientação à população rural. “Queremos que os nossos produtores estejam precavidos e tomem as atitudes necessárias para evitar mais danos”, complementou.
Também foram tratados assuntos relacionados ao convênio da Faesc e dos Sindicatos Rurais com o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (ICASA) para instituir no território barriga-verde o programa de apoio ao produtor para sanidade agropecuária.
Outra situação abordada foi a necessidade que os sindicatos rurais da região sentem de parques industriais para o agronegócio. “A região norte tem como vocação a produção de milho e trigo. Os produtores pontuaram a importância de que as agroindústrias invistam na região”, pontuou Pedrozo.
A produção da região é bastante tecnológica e com potencial de crescimento. “É uma região produtiva, o clima não sofre muitas alterações. Eles não possuem seca ou problemas climáticos mais graves o que garante a produção”, reforçou o presidente.
O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) também foi explanado durante a reunião. A iniciativa é nova no estado e, na região norte, está em processo de implantação. “Até o momento temos o programa com foco em ovinos no município de Mafra, gado de corte em Major Vieira e fruticultura nos municípios de Campo Alegre e Irineópolis. É um programa inovador e que está começando a ser estruturado”, salientou Pedrozo.
O presidente também antecipou que no dia 9 de dezembro ocorrerá a assembleia geral para aprovação da previsão orçamentária de 2017 e encerramento do ano, em Florianópolis.
Prestigiaram o encontro os vice-presidentes da Faesc e 1º vice-presidente da Faesc e presidente da Cidasc Enori Barbieri; Antônio Marcos Pagani de Souza: 2º vice-presidente de Finanças da Faesc e presidente do Sindicato Rural de São Joaquim; João Francisco de Mattos: 2º vice-presidente de Secretaria da Faesc e presidente do Sindicato Rural de Major Vieira; Gilmar Antonio Zanluchi: superintendente do Senar/SC; além dos presidentes do Sindicato Rural de Mafra: João Romário Carvalho e do vice-presidente Regional do Planalto Norte e presidente Sindicato Rural de Itaiópolis: Mauro Kazmierczak. O evento ocorreu no Hotel Susin, em Mafra.
PRÓXIMAS REUNIÕES
As próximas reuniões regionais estão assim programadas: dia 18 de novembro (sexta-feira), em Tubarão; dia 22 de novembro (terça-feira), em Rio do Oeste; em 30 de novembro (quarta-feira), em São Miguel do Oeste, dia 01 de dezembro (quinta-feira) em Chapecó e no dia a 02 de dezembro (sexta-feira), em Erval Velho.