A Secretaria de Educação de Mafra apresentou neste ano uma inovação nos 14 Centros de Educação Infantil do Município – creches e pré-escolas e nas unidades do interior que têm educação infantil. Implantou aulas de Educação Física/Psicomotricidade, Arte/Musicalização e Inglês, para todas as crianças do Maternal e Jardim, cujas disciplinas estão sendo ministradas por profissionais específicos da área. E estendeu também o ensino da língua Inglesa para os demais alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, onde anteriormente somente duas escolas da rede possuíam esse privilégio.
O projeto foi aprovado pelo Conselho municipal da Educação no final do ano passado para garantir a equidade de condições a toda clientela da rede municipal e compreende a necessidade das disciplinas especificadas para o desenvolvimento integral da criança em todas as áreas, principalmente nas questões motoras, artísticas e de novas linguagens. Assim os professores podem trabalhar um planejamento com experiências de aprendizagem mais eficazes e escolhas didáticas mais significativas.
A Secretária Estela Maris Bergamini Machado falou da importância de se começar a introduzir essas disciplinas no Maternal e no Jardim, citando, por estudos apresentados nas áreas. “A musicalização desenvolve na criança, além da sensibilidade à música, concentração, coordenação motora, sociabilização, audição, respeito a si próprio e ao grupo, destreza do raciocínio, disciplina pessoal e equilíbrio emocionais, entre outros”, declarou ainda,“queremos garantir uma educação ampla sem distinção, dar as mesmas condições de aprendizagem à todos os nossos estudantes”.
ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO
No caso da educação física, em cada fase do desenvolvimento psicomotor, os movimentos vão se desenvolvendo e se aperfeiçoando conforme as necessidades e o meio em que a criança se encontra, objetivando torná-la um ser único, social e integral partindo da descoberta que ela faz do seu corpo, dos movimentos e de tudo que está ao seu redor, conseguindo assim conquistar e organizar seu espaço e suas emoções.
Para a diretora do CEIM Fiorige Bona e professora com formação em letras Português/Inglês, Tania Kruger Heiden, a introdução de Língua inglesa representa o novo para as crianças. “É a apresentação de uma outra língua que não a materna, de forma lúdica e prazerosa. Uma iniciação para um aprendizado significativo, sem bloqueios ou medo do novo”, explicou. Sobre as artes declarou ser importante para que a criança consiga ter um olhar diferenciado desde cedo para a cultura e que possa melhor valoriza-la na idade adulta.