O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) vai promover amanhã, no Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, a partir das 14h30min, uma carreata de sensibilização e orientação sobre Doação de Órgãos.
A carreata terá seu ponto de início em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida de Mafra, passando pelas ruas do centro de Mafra, bairro Vila Nova e centro de Rio Negro.
Segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) no primeiro semestre deste ano, houve recuperação da leve queda (2,4%) na taxa de doadores efetivos do primeiro trimestre atingindo 17 doadores por milhão de população (pmp), um pouco distante da meta para o ano (18 pmp). O estado do Paraná foi destaque na doação de órgãos com 106 potenciais doadores notificados e incríveis 50 doadores efetivos pmp de janeiro a junho. Santa Catarina teve 82 potenciais doadores notificados e 40 doadores efetivos pmp.
Com relação aos transplantes de órgãos, neste semestre, em relação a 2017, houve diminuição nos transplantes renais (3,7%) e cardíacos (0,5%) e aumento nos transplantes de pulmão (16,1%), pâncreas (3,6%) e fígado (2,6%). O transplante renal com doador falecido caiu 0,6%, apesar do aumento da taxa de doadores falecidos, enquanto que a queda do número de transplantes com doador vivo foi de 16,9%.
A ABTO explica que para ser um doador de órgãos e tecidos para transplante, pela legislação vigente, nenhuma declaração em vida é válida ou necessária, não há possibilidade de deixar em testamento, não existe um cadastro de doadores de órgãos e nem são mais válidas as declarações nos documentos de identidade e carteiras de habilitação e nem as carteirinhas de doador, lembrando que a carteirinha poderá influenciar na decisão dos familiares no momento da doação. Então quem deve e pode autorizar a doação em caso de morte encefálica, é a sua família que, para tomar essa decisão, precisa estar ciente de que você quer doar seus órgãos e/ou tecidos.
No caso de doação em vida, é permitida à pessoa juridicamente capaz dispor gratuitamente de tecidos, órgãos e partes do próprio corpo vivo, para fins terapêuticos ou para transplantes em cônjuge ou parentes consanguíneos até o quarto grau. Para qualquer outra pessoa, somente mediante avaliação em Comissão de Ética do hospital e autorização judicial, onde seja comprovada estreita relação, exceto quando se trata de doação de medula óssea.
No Registro de Brasileiro de Transplante da ABTO (Janeiro a Junho) são 32.716 adultos na lista de pacientes ativos em espera por um órgão. Pacientes pediátricos são 706. Em Santa Catarina são 378 pacientes e no Paraná são 1214 no total entre pacientes adultos e pediátricos.
COMO POSSO SER DOADOR?
Hoje, no Brasil, para ser doador não é necessário deixar nada por escrito, em nenhum documento. Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar.
QUE TIPOS DE DOADOR EXISTEM?
Doador vivo – Qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. Pela lei, parentes até quarto grau e cônjuges podem ser doadores; não parentes, somente com autorização judicial.
Doador cadáver – São pacientes em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) com morte encefálica, geralmente vítimas de traumatismo craniano ou AVC (derrame cerebral). A retirada dos órgãos é realizada em centro cirúrgico como qualquer outra cirurgia.
QUAIS ÓRGÃOS E TECIDOS PODEM SER OBTIDOS DE UM DOADOR CADÁVER?
Coração, pulmão, fígado, pâncreas, intestino, rim, córnea, veia, ossos e tendão.
PARA QUEM VÃO OS ÓRGÃOS?
Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.
COMO POSSO TER CERTEZA DO DIAGNÓSTICO DE MORTE ENCEFÁLICA?
Não existe dúvida quanto ao diagnóstico. O diagnóstico da morte encefálica é regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina. Dois médicos de diferentes áreas examinam o paciente, sempre com a comprovação de um exame complementar.
APÓS A DOAÇÃO O CORPO FICA DEFORMADO?
Não. A retirada dos órgãos é uma cirurgia como qualquer outra e o doador poderá ser velado normalmente.
DETRAMM COMUNICA POSSÍVEL LENTIDÃO NO TRÂNSITO
A Prefeitura de Mafra, por meio do Departamento de Trânsito do Município de Mafra (DETRAMM) comunica aos motoristas que no dia 27 de setembro, quinta-feira, estará auxiliando a carreata de sensibilização e orientação sobre Doação de Órgãos, promovida pelo Hospital São Vicente de Paulo – HSVP.
A carreata será realizada na próxima quinta-feira às 14h15min, com saída em frente ao Santuário Nossa Senhora Aparecida de Mafra, passando pelas ruas do centro de Mafra, bairro Vila Nova e centro de Rio Negro.
Portanto, trânsito lento no centro de Mafra e bairro Vila Nova, dia 27 de setembro (quinta-feira) a partir das 14h30min. Diante disso, o DETRAMM pede aos motoristas que escolham vias alternativas e agradece a compreensão de todos.