Grupos prioritários da fase 1 e 2 permanecem sendo vacinados, devendo comparecer na sua unidade de saúde (ESF)
Gestantes e puérperas, fase 3 de vacinação, já podem se dirigir às unidades de saúde que possuem sala de vacina para receber a dose de reforço com a vacina Pfizer bivalente. A Secretaria de Saúde de Mafra está seguindo as diretrizes do Estado de Santa Catarina, obedecendo o cronograma de vacinação. Vale destacar que a bivalente é a proteção da primeira cepa e da cepa ômicron.
O que é preciso para receber a bivalente
Para receber a dose de reforço com a vacina bivalente é imprescindível que a pessoa faça parte do grupo prioritário que está sendo vacinado no momento, tenha mais de 12 anos de idade e tenha finalizado, ao menos, o esquema primário com duas doses de vacinas monovalentes, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose recebida. Caso as pessoas dos grupos prioritários, com mais de 12 anos, que não tenham recebido nenhuma dose ou apenas uma dose monovalente, estas precisam completar o esquema primário com duas doses antes de receber o reforço com a bivalente, respeitando o intervalo recomendado entre as doses, conforme esclarece a Diretoria de Vigilância em Saúde de Mafra.
As pessoas da fase 1 (pessoas com 70 anos ou mais; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; imunocomprometidos; comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas) e da fase 2 (pessoas de 60 a 69 anos de idade) permanecem sendo vacinadas, devendo comparecer a sua unidade de saúde (ESF), preferencialmente com a carteirinha de vacinação.
Próximas fases
Fase 4: trabalhadores da saúde;
Fase 5: pessoas com deficiência permanente com 12 anos ou mais, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de liberdade. Ambas as fases têm previsão de início em 17 de abril.
Para saber mais
Informe-se na sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones 3645-3931 e 3642-7468 na Coordenação da Atenção Básica ou nas próprias ESFs.