Durante a sessão desta terça-feira (8) a Câmara de Mafra homenageou com moção de aplausos a dançarina Estela Fernandes e a pintora Simone Ciuczeski. Além das artistas, o Grupo Escoteiro Falcão Negro – 65/PR também foi homenageado.
A Moção de Aplausos é uma proposição legislativa com o objetivo de homenagear entidades ou pessoas que desenvolvem ou desenvolveram serviços relevantes a toda comunidade.
A primeira homenageada da noite a professora de dança Estela Fernandes que, por meio da sua arte, leva o nome de Mafra para outros municípios e estados.
Formada pela UFPR – Universidade Federal do Paraná em artes plásticas e desenho, assim como formada em educação física pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, pós-graduada em arte educação e inúmeros certificados de cursos com os mais renomados profissionais da dança no Brasil, Estela é proprietária, professora e coreógrafa do Studio de Dança Estela Fernandes e atua na área da dança, à frente da sua, escola há 25 anos.
Atualmente em seu Studio atuam quatro profissionais que desenvolvem as áreas do jazz, ballet clássico e danças urbanas. A faixa etária das turmas vai dos dois anos até a idade adulta.
Ao longo dos seus 25 anos de escola conquistou inúmeros troféus e já levou o nome do nosso município a diversos festivais de renome, como a Mostra Paranaense de Dança e o Festival de Dança de Joinville (o maior festival de dança do mundo).
Durante sua fala, Estela Fernandes apontou a importância de um teatro para Mafra. Atualmente, as apresentações de danças são feitas em ginásios, os quais não possuem acústicas ideais e nem estrutura. Para a professora, a arte precisa ser valorizada.
“Quem torna as pessoas mais humanas é a arte. A razão é boa, mas a emoção é maravilhosa. Trabalhamos com emoção”, enfatizou Estela Fernandes.
Simone Ciuczeski foi a segunda homenageada da noite por dedicar seu tempo e seu talento, por meio de suas obras, revitalizando muros e paredes nas escolas de Mafra e Rio Negro.
A brincadeira que virou coisa séria começou no Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda. Com apoio da professora Tinéia Hohmann a parede da biblioteca ganhou vida. Hoje as escolas Mario Goeldner Beija-Flor, CEIM Vila Nova, Comecinho de Vida, Breno Cauan Garcia, Campo da Lança e CEIM Fiorige Bona receberam pinturas.
Simone pinta árvores floridas, paisagens com as quais as crianças podem interagir, borboletas e muitos outros padrões. Isso tudo nos momentos em que tem folga da sua real profissão: professora de arte na escola Referência Mundo Mágico. Ou seja, ela realiza um trabalho voluntário.
Nas suas pinturas, Simone observa a identidade da escola e tenta unir a cor ao lúdico. Segundo Simone, os diretores dão a ideia e desenvolve usando sua imaginação e criatividade. Uma das obras de que gostou foi uma caixa de alta tensão, no CEM Beija-Flor, onde pintou exatamente o pássaro que dá nome à escola. O trabalho que executa é para ela um hobby e que faz com prazer, tornou-se algo transformador para melhorar o dia a dia das pessoas.
GRUPO ESCOTEIRO FALCÃO NEGRO
O Grupo de Escoteiros Falcão Negro – 65/PR também recebeu uma moção de aplausos pelos serviços prestados com foco no desenvolvimento de crianças e jovens.
O grupo foi o sexagésimo quinto a ser fundado no Paraná. Foi fundado em 01 de setembro de 1984, com o auxílio de toda a comunidade e também de entidades a fim de proporcionar aos jovens, de seis anos e meio a 21 anos, atividades concentradas nos pilares do desenvolvimento enfocados, dentro do método escoteiro, que são: físico, afetivo, caráter, espiritual, intelectual e social.
No ano de 1987 adquiriu sua sede própria, sito à rua Rio de Janeiro, 234, na Vila Paraíso, em Rio Negro-PR. Atualmente, o GEFN conta com uma Alcateia de 18 lobinhos, uma tropa Escoteira composta por 15 escoteiros, uma tropa Sênior composta por 13 Seniores e Guias e um Clã Pioneiro com 7 pioneiros.
Também conta com um efetivo de 13 chefes distribuídos em três chefes para o ramo Lobinho, quatro chefes para o ramo Escoteiro, três chefes para o ramo sênior e dois chefes para o ramo pioneiro.