O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) iniciou suas atividades nesta sexta-feira (5). No ano passado devido a pandemia da Covid-19 o programa não foi realizado.
O Proerd 2021 foi iniciado pelas escolas das localidades de Augusta Vitória e Avencal do Saltinho.
Neste ano o Proerd volta junto com o retorno das atividades escolares atendendo todas as exigências e normas postas para o combate da Covid-19. A meta é que 758 alunos do 5° ano do ensino fundamental participem do programa em 2021.
Proerd
O Programa Educacional de Resistência à s Drogas e à VIolência – Proerd tem o objetivo de capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
O sucesso desse programa de prevenção, de acordo com estudos já realizados, perpassa pelo direcionamento de conteúdos devidamente preparados para públicos especÃficos, numa aplicação continuada no ambiente escolar, utilizando aulas interativas focadas nos anos iniciais da infância até a fase adulta.
São observados os seguintes benefÃcios no desenvolvimento do Proerd:
– “Humanização” a ação policial militar, momento em que os jovens se referem aos aplicadores da lei de forma pessoal;
– Permite aos estudantes enxergarem os policiais como servidores, não apenas como aplicadores da lei;
– Estabelece uma linha de comunicação entre os aplicadores da lei e a juventude;
– Os policiais servem como vetores de informações qualificadas e de polÃticas públicas de prevenção ao consumo de drogas;
– O Proerd abre diálogo permanente entre a Escola, a PolÃcia e a FamÃlia, para discussão do fenômeno “drogas”.