Nos dias 19 e 20 de abril, no auditório da Amplanorte, em Mafra, fiscais das Vigilâncias Sanitárias dos municípios que compõem a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Mafra participaram de atualização em legislação de Vigilância Sanitária.
Na abertura do evento, na quinta-feira, 19, o secretário executivo da ADR Mafra, Abel Schroeder, destacou o valor da preparação e da atualização por parte dos fiscais da região. “Quando se trata de saúde pública, o importante é prevenir. Por isso este evento, que veio tratar da Vigilância em Saúde, com foco no meio ambiente, especialmente a água, e também nos desastres climáticos, se revela tão fundamental”, salientou.
Os palestrantes Antônio Anselmo Granzotto e Fernando da Silva Santos iniciaram o encontro trazendo a todos os participantes os cumprimentos da diretora de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Raquel Ribeira Bittencourt.
Na sequência, Fernando da Silva Santos falou sobre a atualização do SISAGUA – Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.
No dia seguinte, 20, Antônio Anselmo Granzotto falou sobre o Programa da Dengue e também sobre o Programa Vigidesastres, que consiste em um conjunto de ações continuadas para reduzir a exposição da população aos riscos de desastres, com ênfase nos desastres naturais, inundações, deslizamentos, secas e incêndios florestais, assim como a redução das doenças e agravos decorrentes deles.