O presidente da Câmara de Mafra, vereador Edenilson Schelbauer, está mobilizando o legislativo no sentido de demonstrar apoio para criação do curso de medicina no município de Mafra. Na quinta-feira (17/11) o mesmo esteve em contato com a equipe da UnC a fim de buscar informações que justifiquem a importância da instalação do curso em Mafra.
Estas informações deverão fazer parte de uma Moção de Apelo que já está sendo elaborada e deverá passar pela análise dos demais vereadores na próxima semana. A iniciativa dos vereadores deverá estar fundamentada na resolução nº 042/2016 do conselho universitário da UnC, que dispõe sobre a criação do curso de graduação em medicina e a oferta de 72 vagas anuais para ingresso a partir do 1º semestre de 2017.
Se aprovada, a moção deverá solicitar o apoio e intervenção de lideranças políticas e da direção da Universidade do Contestado para que o curso de medicina seja ofertado no campus de Mafra, já que a referida resolução não determina o campus na qual será aplicada.
Requisitos e benefícios
A estrutura física do campus da UnC de Mafra, bem como o Hospital São Vicente de Paulo e a Unidade de Pronto Atendimento municipal oferecem bons requisitos para desenvolver um curso de medicina de qualidade no município, o qual seria de grande importância para melhorar as condições da saúde pública local e regional, já que a partir do 3º ano os alunos já passariam a atuar em hospitais e unidades de saúde como auxiliares dos médicos preparando-se para o exercício da profissão.
“Além da melhoria na saúde, o curso de medicina deve trazer também o desenvolvimento na economia do município, movimentando o comércio e o setor imobiliário, por exemplo. É fundamental a mobilização de todos os setores da sociedade para garantir que Mafra seja contemplada”, afirma Schelbauer.