Na terça-feira 16, o diácono Pedro Elói Ramos, foi o orador da sessão ordinária. Em sua fala, o diácono apresentou a Campanha da Fraternidade 2019 com o tema Fraternidade e políticas públicas. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é a responsável pela campanha.
Durante o uso da tribuna, o diácono Pedro explicou que a primeira campanha surgiu para ajudar as famílias nordestinas vitimadas pela seca em 1963. A partir de 1964 a campanha alcançou mais pessoas do Brasil. O objetivo é transformar a vida das pessoas por meio de ações.
Neste ano, a campanha tem o tema Fraternidade e Políticas Públicas por isso à visita do diácono a casa de leis mafrense. Segundo o orador da noite, os vereadores são responsáveis por formular projetos, fiscalizar e propor ações que se tornem políticas públicas e que sejam executadas pelo poder executivo.
“É preciso empenho, coragem para representar tantos rostos. Os invisíveis também, que não são vistos pela sociedade. A política é algo pensando, estruturado e realizado para o bem comum” – enfatizou diácono Pedro.
O religioso deu exemplo de políticas públicas necessárias para o município, como saneamento básico, trânsito, entre outras. Para o diácono, todos podem ser agentes políticos para a transformação da sociedade. Além disto, o diácono pediu espaço da população para discutirem a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A campanha deste ano visa aumentar o diálogo entre comunidade e representantes políticos.
Finalizando o debate, os vereadores afirmaram a importância da campanha para acrescentar na luta diária pelo desenvolvimento social e econômico do município.