A campanha do Outubro Rosa da Secretaria de Saúde de Mafra vem sendo realizada desde o inÃcio do mês. O tema escolhido para a campanha 2019 é “Não conte com a sorte. É a prevenção que te deixa forte†e foi criado pela servidora Luciana Rochinski.
ZERANDO EXAMES
Dentre as ações que vêm sendo realizadas, incluindo a conscientização e a importância do autocuidado, a Saúde de Mafra está mobilizando esforços para zerar as filas de exames relacionados à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, que são: mamografia, ultrassonografia das mamas e ultrassonografia transvaginal.
A mamografia é o principal exame por imagem para rastreamento do câncer de mama em fase inicial, sendo que detecta pequenas lesões que muitas vezes não são identificadas no autoexame da mama. A recomendação do exame, pelo Ministério da Saúde, é a cada dois anos, dentro da faixa etária dos 50 aos 69 anos.
A ultrassonografia das mamas analisa os tecidos das mamas, detectando nódulos, lesões e possÃveis tumores, sendo um exame complementar que não substitui a mamografia.
Já a ultrassonografia transvaginal analisa a estrutura dos órgãos reprodutivos femininos (ovários, útero e colo uterino), detectando possÃveis alterações.
De acordo com a programação estipulada para a realização de cada exame, os profissionais estão entrando em contato com as pacientes, repassando todas as informações e orientações. Não existe a necessidade de deslocamento prévio até a unidade de saúde.
CIRURGIAS
Além dos exames, a Saúde de Mafra está programando as cirurgias femininas relacionadas à s detecções apontadas pelos exames. Da mesma forma que vem sendo realizado com os exames, as pacientes também serão informadas desta programação. Os procedimentos estão sendo delineados para que venham a ser realizados dentro do municÃpio, no Hospital São Vicente de Paulo, no menor prazo possÃvel.
CUIDADOS
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente entre as mulheres brasileiras e representa em torno de 25% de todos os que afetam o sexo feminino. Não existe uma causa única para a doença, mas alguns cuidados fazem parte da prevenção. Praticar atividades fÃsicas e adotar uma alimentação saudável, buscando a manutenção do peso corporal adequado, são ações que estão associadas a um menor risco de desenvolver o câncer de mama, sendo que 30% dos casos podem ser evitados com a adoção de tais hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer – INCA. “Os cuidados e a conscientização são muito importantes na prevenção. É fundamental que as mulheres estejam sempre atentas a qualquer alteração suspeita nas mamas, buscando nestes casos as suas unidades de saúde para que um profissional possa orientar e realizar a investigação diagnósticaâ€, salienta Jaqueline Previatti Veiga, secretária de Saúde de Mafra.