A Companhia Catarinense de Ãguas e Saneamento (Casan) anunciou no último fim de semana um reajuste de 6,08% nos serviços de água e esgoto em Santa Catarina. Os novos preços, entretanto, passam a valer somente a partir do dia 21 de agosto. Em 2016, o reajuste aplicado foi de 10,81%.
O aumento foi aceito e referendado pela Agência Reguladora de Santa Catarina (Aresc), que acatou as justificativas da concessionária da necessidade de reajuste diante do custo de serviços, avaliado em 3,09%, e do Ãndice inflacionário, que foi de 2.99%. O novo acréscimo, segundo a Casan em documento enviado à agência, virá para “amenizar o desequilÃbrio econômico-financeiroâ€.
A Aresc, na resolução que determinou o aumento, afirma que o 6,08% “se mostra neste momento adequado e essencial para a manutenção dos padrões de sustentabilidade do sistema e para que possa realizar também os investimentos necessários na estrutura existente, imprescindÃveis para a satisfação da população localâ€.
Que vergonha, reajuste sem justificativa, pois o serviço captação e tratamento do esgoto em nosso municÃpio inexiste, mais uma vez a população paga pela incompetência dos gestores da instituição, mentem descaradamente, se precisam economizar, por que não cortam os cargos em comissão e revisam os contratos, além do que deveriam buscar recursos em BrasÃlia – DF, com projetos sustentáveis, para agregar valor à sociedade.