Casan quer continuar operando em Mafra

Por Gazeta de Riomafra - 28/02/2018

A Casan não tem interesse em deixar de operar o sistema de abastecimento e o saneamento básico em Mafra. Segundo o membro do Conselho administrativo da Companhia Catarinense de Ãguas e Saneamento (Casan), Odair Rogério da Silva, que estava acompanhado do chefe da Agência de Mafra, Onório Fragoso, em visita a redação da Gazeta, na tarde de ontem 27, enfatizou que a empresa quer estabelecer um diálogo com a Prefeitura para resgatar a continuidade da concessionária em Mafra, onde desde 2007 foram investidos cerca de R$ 26 milhões.

Odair disse que o convênio de cooperação técnica assinado em 2007 encerra em 2019 e neste momento existe a necessidade da assinatura do contrato de “Programação Municipal†que irá determinar as obras e serviços a serem executados com base no Plano Municipal de Saneamento.

Nas palavras do membro do Conselho Administrativo, a Casan quer negociar com o município para que não exista uma disputa judicial e que as duas partes entrem em um acordo, pois na opinião da empresa não existiu descumprimento algum de contrato referente ao plano feito em 2010.

Indagados pela nossa reportagem, sobre o motivo da paralisação das obras do esgotamento sanitário os dois representantes da Casan expuseram que a Caixa Econômica Federal determinou que a obra fosse suspensa, devido a problemas de liberação de licenças ambientais para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), já que a rede de coleta não pode ficar pronta antes da estação, sob risco de algum cidadão se ligar clandestinamente ou sem autorização na rede de coleta, o que causaria danos irreversível.

Quanto à situação de buracos nas ruas e calçadas explicaram, que a Casan após efetuar a obra realiza a medição da quantidade de lajota ou asfalto necessário para o fechamento de buraco, que é repassada para vistoria da Prefeitura e após a liberação a própria Casan passa o recurso financeiro para a Prefeitura executar o trabalho de fechamento do buraco.

- CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE -

Sobre a arrecadação detalharam que 50% do valor líquido arrecadado, descontados todas as despesas, é repassado para o município que somente pode usar esse dinheiro em serviços ligados ao saneamento básico.

O membro do Conselho Administrativo e o chefe da Agência de Mafra disseram também, que estão tentando agendar a vinda do diretor presidente da Casa, Valter José Gallina, para atender o pedido do vereadores e usar a tribuna da Câmara, assim como acham necessário a realização de uma audiência pública com a participação da sociedade civil organizada e da comunidade em geral para discutir o tema.

COMPARTILHE

3 COMENTÃRIOS

IMPORTANTE: O Click Riomafra não se responsabiliza pelo conteúdo, opiniões e comentários publicados pelos seus usuários. Todos os comentários que estão de acordo com a política de privacidade do site são publicados após uma moderação.
  1. AUDIÊNCIA PUBLICA JÃ!!! O VEREADORES ESTÃO AI SÓ PARA FICAR MAMANDO!!! E fazendo coisas sem consultar o povo.

  2. Ouvi o prefeito na radio hoje,e não concordo e acho estranho algumas colocações,como por exemplo,contratar uma empresa para substituir a casan, com " EMERGENCIA ",porque esta faltando agua em mafra por mais de 24 ou 48 horas, não então porque a urgência, creio eu que o caminho correto é a audiência publica, a aprovação da maioria dos vereadores (são os representantes da população ) peço também que o vice- prefeito também se pronuncie pois faz tempo que não vejo o mesmo na mídia junto com o prefeito ,depois das votações na câmara de vereadores , dai se toma uma decisão ,pois a concessão do usa da agua no município é dos mafrenses, não exclusivo do prefeito. Outra coisa que não concordo não é só a casan que faz buracos na rua, a prefeitura faz,e as vezes também não os reparam de maneira adequado ,as empresas particulares que tem maquinário de escavação também fecham mal os buracos,tem ação do tempo quando chove em excesso,e a prefeitura demora para passar a motoniveladora e empedrar novamente a rua, então senhor prefeito ,não se pode jogar a culpa só na casan, porque o senhor não vai ate a casan e exige que melhorem a parte dos tapa buracos, não precisa o gerente vir ate o senhor , o senhor é proibido de entrar lá ,acho que não né,outra coisa estranha, eu que sou leigo no assunto, vi que a casan estava assentando tubos de 75 mm ,no passeio da vila nova,quem viu aço esta mentindo, o senhor tem que se informar com as pessoas corretas,e mais uma o senhor tem ideia do valor de um cano de pvc de 75 mm, o senhor tem ideia do valor de uma barra de cano de aço de 75 mm,kkk, acho que não, tudo mentira e o senhor foi atrás de mentira,tem que vir a publico e provar quem falou isso.Então a empresa que o senhor quer contratar ( sem licitação ) ,vai fazer por 700 mil, os serviços ,por 6 meses,ta e depois,voce acha que as empresas particulares de saneamento vem para trabalhar no vermelho,kkkk,outro engano,depois mafrense vai sobrar para nos pagar a conta, vou dar só um exemplo, tem um amigo meu que mora numa cidade onde não é casan, ela mandou trocar o registro do cavalete, e cobraram 60 reais na fatura,aqui a casan não cobra.Então mafrense vamos exigir a audiência publica,e dizer não a esta maracutaia, VAMOS ACORDAR POVO ISSO DAI DE CONTRATAR EMPRESA SEM LICITACÃO E SEM AUDIENCIA PUBLICA ,É PILANTRAGEM, COBREM DOS NOSSOS REPRESENTANTES, OS VEREADORES, SE FOR O CASO VAMOS AO MINISTERIO PUBLICO OU NA POLICIA FEDERAL, PEDIR UMA INVESTIGAÇÃO.

  3. A Casan é uma ótima empresa no que diz respeito a qualidade da água, claro que em alguns caso há falta no fornecimento de água devido a rompimento e melhoria na rede água. A Casan tem investimento em torno de 9 milhões para ser investido em Mafra,sem for municipalizada quando que a prefeitura de Mafra vai investir ??? Se é que vai investir ,ou seja vai deixar ela toda sucateada e nós sem água e rede de esgoto,porque a prefeitura não tem dinheiro pra investir,nem dinheiro em caixa ela tem.
    Com a municipalização vamos ficar recebendo água de péssima qualidade,se a prefeitura não consegue nem cumprir com a contra partida dela que é tapar os buracos,que está no contrato. Qual é a empresa que vai investir 9 milhões em melhorias no saneamento, se a prefeitura não assinou o contrato para que eles possam fazer esses investimentos. Tem algo de errado nessa municipalização. VAMOS FICAR DE OLHO, QUEREMOS UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATERMOS ESSE ASSUNTO.
    Queremos explicações !!
    Não podemos aceitar que façam a municipalização as ESCONDIDAS sem o povo ficar sabendo a Real intenção.
    E os nossos vereadores o que estão fazendo ?
    Vocês foram eleitos para nos representar ,e termos voz aí na Câmara de vereadores .
    Queremos audiência pública.
    Outra coisa não sou funcionário da Casan, apenas exerço o meu direito de cidadão em querer saber o que vai acontecer com a nossa água.

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.