“Eu e a Natureza – Interagindo com os animais†é o tema que tem sido trabalhado pelas unidades de educação infantil de Mafra. Visa possibilitar à s crianças perceber as diferenças e semelhanças entre as pessoas e os animais. E pra promover o aprendizado, cada escola escolhe a melhor maneira de trabalhar o tema.
O Centro de Educação Infantil Municipal Ana Rank, que possui 127 alunos do berçário ao Jardim II diversificou as atividades, para que as crianças pudessem ter contato com alguns animais. E trouxe um cavalo para a escola o cavalo “Baioâ€, disponibilizado pela funcionária Rozilda, para as crianças brincarem e interagirem. “Sua vinda na escola chamou muito a atenção de todos os alunos, contribuindo para o êxito e sucesso das atividadesâ€, explicou a diretora Giselle Marissol Lisboa. “Foi um momento mágico e significativo para todos, incluindo as professorasâ€, afirmou. Na atividade foi possÃvel observar crianças menores de um ano, como a pequena Elisa Grein, de 11 meses, passeando alegremente a cavalo.
Além disso, os alunos trouxeram fotos de seus bichos de estimação, dramatizaram, participaram de brincadeiras e teve também a participação dos pais auxiliando na confecção de alguns animais com sucata, os quais estão expostos na escola.
ENTENDIMENTO OBSERVANDO O REAL
Conforme a diretora “falar sobre os animais para as crianças pode até parecer fácil para o professor, mas o entendimento dos alunos muitas vezes só vai se concretizar observando o real e, com a visita do cavalo e outros animais pudemos trabalhar no concreto todas as qualidades, onde foi visÃvel a emoçãoâ€.
A professora Tânia, do maternal I confessou ter se surpreendido vendo que a maioria das crianças aceitaram e fizeram o passeio. “Às vezes elas não tem oportunidade desse contato e eu, particularmente, achei que iria haver rejeição para chegar perto ou subir em cima do cavaloâ€, afirmou e acrescentou: “foi muito gratificante ver a alegria estampada em seus rostos e os olhinhos brilhando de satisfaçãoâ€.
PROVOCAR CURIOSIDADE E INTERESSE
Conforme explicou a diretora, para que a criança viva de fato uma experiência de aprendizagem é preciso mobilizar sua curiosidade e interesse. “É só assim que a vivência será significativa e promoverá marcas e transformações internas que poderão ser relacionadas a outras aprendizagens e utilizadas em outros contextosâ€, concluiu salientando que “essa é a visão de desenvolvimento infantil preconizada pela Base Nacional Comum Curricular e concretizada na Proposta Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Mafraâ€.
A Secretária Municipal de Educação, Estela Maris Bergamini Machado disse ficar muito feliz com as diferentes formas encontradas pelas escolas da rede municipal para trabalharem os temas propostos. “A criatividade, iniciativa e dedicação de nossos professores e demais profissionais, são as melhores ferramentas para chegar ao objetivo final, que é promover o conhecimento nos nossos alunosâ€, declarou expressando sua alegria e satisfação em poder contar com equipes empenhadas em desempenhar o seu papel da melhor maneira possÃvel, sendo os agentes de transformação para um mundo melhor.