O espetáculo “Quedelhe o Boi?”, do Pequeninus Grupo de Arte, de Canelinha/SC, estará em Mafra, no CEIM Beija Flor no dia 21 de março, próxima quinta-feira a partir das 8h30min. Como parte do projeto Baú de Histórias do SESC, a contação de histórias será dirigida também para alunos EMEF Amola Flecha e CEIM Vila Olsen, além do Beija Flor. O projeto atingirá outras três escolas de Mafra, em outro momento e com espetáculos diferentes, sempre voltados para as crianças e os jovens.
Mafra está entre as 32 cidades catarinenses que receberão o projeto Baú de Histórias do SESC entre os meses de março e abril. Serão apresentadas ainda, outras quatro apresentações selecionados entre 97 propostas cadastradas na plataforma IdCult.Sesc. São elas: “Brasil Pequeno Itinerante”, de Genifer Gerhardt (Porto Alegre/RS); “Quedelhe o Boi?”, do Pequeninus Grupo de Arte (Canelinha/SC); “Maracá”, da Cia ContaCausos (Chapecó/SC) e “Da Boca do Povo” ou “A Caixa, os Brinquedos e o Mágico de Oz”, de Lieza Neves (Florianópolis/SC). Os espetáculos acontecerão de acordo com a cidade e o público.
QUEDELHE O BOI
Na apresentação “Quedelhe o Boi?”, o grupo conta a história de Mané Mateus, que é o dono do boi que some antes da sua apresentação. “Quedelhe o boi? O Boi sumiu… Como vai acontecer a apresentação sem o boi de mamão?” A adaptação do folguedo popular do Boi de Mamão se apropria de características de diversos bois brincantes do Brasil e aborda personagens típicos do folclore catarinense, e também alerta sobre o maltrato dos animais nos locais onde acontecem a farra do boi e os rodeiros.