No dia 19 de novembro de 2016 no Santuário Nossa Senhora Aparecida de Mafra às 18h30min, será celebrado solenemente o Coroamento do Jubileu do Ano Santo da Misericórdia, o qual teve como lema: “Sede misericordiosos assim como vosso Pai é misericordioso”.
Por que coroamento do Ano da Misericórdia e não encerramento? Porque estamos com esta celebração solene coroando todos os ensinamentos que este Ano Santo da Misericórdia nos deixou a continuar vivendo o Evangelho da Misericórdia como o papa Francisco nos convocou a viver a misericórdia conosco mesmo e com os irmãos e irmãs de todas as culturas e religiões. Ele nos recordou a grande importância da vivência das obras de misericórdia, as quais são obras corporais e espirituais. As corporais são: dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos e enterrar os mortos. As espirituais são: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes da fé, admoestar os pecadores, perdoar as ofensas, consolar os aflitos, suportar com paciência as pessoas molestas e orar a Deus pelos vivos e mortos.
Coroamento, porque vamos continuar vivendo estes ensinamentos do Ano da Misericórdia através do Ano Mariano, porque Maria é a Mãe da Misericórdia e por Nossa senhora animados para viver a misericórdia na busca do sacramento da reconciliação, porque neste ano aprendemos o valor de uma boa e santa confissão para estar bem com Deus e com os irmãos e as irmãs. Também Ela nos ensina, quando nos diz: “Fazei tudo o que Ele mandar” (João 2, 5). Nossa Senhora só quer que vivamos os ensinamentos de seu Filho Jesus e Ele nos diz: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso” (Lucas 6, 36). Sejamos o que Ele nos pede de permanecer em seu amor misericordioso e teremos a Vida Plena em nós.