Cenpaleo publica mais um relevante artigo para bacia do Paraná

Por Gazeta de Riomafra - 07/07/2016

No último dia 17, a revista Gaea Journal of Geoscience publicou artigo escrito pelo professor da UnC e pesquisador do Cenpaleo, prof. Me. Everton Wilner, juntamente com suas orientadoras do doutorado, profa. Valesca Brasil Lemos e profa. Ana Karina Scomazzon, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O estudo refere-se a microfósseis denominados conodontes – encontrados em rochas com idade de aproximadamente 280 milhões de anos na cidade de Mafra. Estes pequenos fósseis são pertencentes a um extinto animal denominado animal conodonte. O artigo intitulado: “Associações naturais de conodontes Mesogondolella spp., grupo Itararé, Cisuraliano da bacia do Paraná†é parte de uma peça importante na composição dos estudos paleontológicos realizados em um dos afloramentos (sítio GeoPaleontológico) mais importantes no mundo deste período, pela diversidade de organismos e qualidade de preservação dos fósseis, o Campáleo, curado pelo Centro de Paleontologia da UnC, o CenPaleo.

O professor Wilner relata que “embora estes fósseis sejam pequenos e não ganhem apelo da mídia ao contrário de fósseis como dinossauros, os conodontes são importantes fósseis guia da era paleozóica, servem para compreender melhor a história evolutiva dos primeiros vertebrados e ajudam a indústria do petróleo na prospecção de novas fontes de hidrocarbonetosâ€. A produção deste artigo é uma referência importante para toda a bacia do Paraná, visto que estes fósseis eram inéditos para esta região até 2008 e no decorrer destes anos a produção de trabalhos científicos foi crescente.

Os autores agradecem a toda parceria existente entre as suas instituições e também ao apoio do professor Mark Andrew Purnell, paleontólogo da Universidade de Leicester na Inglaterra, especialista em conodontes deste período.

COMPARTILHE

PUBLIQUE UM COMENTÃRIO

Por favor, digite o seu comentário.
Por favor, informe o seu nome.