Na quinta-feira (23) o comandante da Guarnição Especial PM de Mafra – Gemfa, major Marcelo Pereira, recebeu o comandante da 2ª região da Polícia Militar, coronel Dionisio Tonet, que veio visitar a Guarnição na cidade. O coronel Tonet assumiu recentemente o comando da 2ª RPM que tem sede na cidade de Lages e qual o Guarnição de Mafra e os 4 municípios da área de atuação da Gemfa: Mafra, Itaiópolis, Papanduva e Monte Castelo é subordinada.
Durante a tarde o comandante da 2ª RPM acompanhado do comandante interino da Gemfa, se reuniu com o prefeito municipal de Mafra, Wellington Bieleck e de Monte Castelo, Jean Carlo Medeiros de Souza, com o presidente da câmara de vereadores de Mafra, Eder Guilgen, com o diretor da Agência de Desenvolvimento Regional de Mafra, Abel Schroeder, com o juiz de direito, Andre Luiz Lopes de Souza e o promotor de Justiça, Rodrigo Cesar Barbosa. A visita se encerrou após uma entrevista coletiva com representantes da imprensa local.
Durante a coletiva o comandante destacou a importância na mobilização de todos em busca de melhorias para a Polícia Militar em especial para a Guarnição Especial de Mafra, apontando que foi dado o início do processo para compra de mais 20 câmeras de monitoramento e a instalação da rede de fibra óptica para uma melhor qualidade de imagem captadas pelas câmeras.
Questionado sobre o anúncio do governador Raimundo Colombo nesta segunda-feira (20), de que a partir de 2 de maio, 1.084 homens e mulheres começam o treinamento de formação da Polícia Militar (PM) de Santa Catarina, o comandante respondeu que estes 1084 candidatos ainda irão passar por mais dois processos seletivos, um deles toxicológico, e após será iniciado as escolas para formação de novos PMs, com previsão de formatura no final do ano.
Segundo Tonet atualmente com as novas turmas formadas e com o início desta última a Polícia Militar está repondo seu efetivo que chegou a ficar dois anos, em um passado recente, sem inclusão de novos policiais. Informou ainda que hoje 60% do efetivo de policiais jovens e que em um futuro próximo a tendência é que a PM passe a aumentar o número de praças em vez de repor. A Polícia Militar de Santa Catarina já teve 15 mil policiais, hoje o estado conta com cerca de 10 mil.
O jornal Gazeta de Riomafra aproveitou o momento e perguntou ao coronel Dionisio da possibilidade da Gemfa se tornar um batalhão. O comandante em sua resposta explicou que para a PM a Guarnição Especial já é considerada um Batalhão e que a Polícia Militar tem uma legislação em discussão, que está na Casa Civil, para discutir a reorganização da PM em Santa Catarina. Para Tonet é importante a criação de um Batalhão em Mafra, assim como um comando para região, separado de Lages. “O próprio planalto norte deveria tem um comando regional”, disse. Hoje a 2ª RPM atua no comando de 39 cidades. E lembrou que a sociedade, os políticos locais e forças vivas da sociedade devem exercer um papel fundamental na cobrança para que a companhia de Mafra se transforme num batalhão da PM.