Mais um passo foi dado pelo município de Mafra rumo à implantação do Parque do Passo. Durante toda a última quinta-feira 22, uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano esteve trabalhando no local.
Neste dia de campo, a equipe da secretaria esteve no local onde será o Parque, fazendo a demarcação da área, e trabalhando na colocação de placas em todo o contorno da área do Parque.
Tal medida foi tomada atendendo o termo de ajuste de conduta firmado entre o Ministério Público e a Prefeitura pelo inquérito civil: SIG 06.2012.00008103-0.
Ao todo estão sendo instaladas vinte e seis placas que possuem a finalidade de “dar maior visibilidade à população e a terceiros de que ali existe área objeto e especial proteção ambiental, fomentando a preservação e o exercício de fiscalização pelos próprios munícipes”.
Vale lembrar que o marco fundamental do Parque do Passo foi lançado no dia do aniversário do Município, 08 de setembro, e deu inicio oficial às atividades de implantação do Parque.
BENEFÍCIOS
Segundo a administração municipal, com a concretização do parque muitas ações irão resultar em benefícios substanciais para a população, pois além da preservação de um importante espaço de floresta ombrófila mista, o parque será um espaço educativo e de lazer com trilhas ecológicas, área de caminhada e uma grande área de preservação intocada.
ÁREA DO PASSO
Por meio do decreto municipal nº 4.103 de 28 de fevereiro de 2018, foi declarada de utilidade pública, área inserida no perímetro urbano, com uma superfície de 502.937,80 m². No total, o parque contempla 536 mil m². Esta área verde, com a implantação do Parque do Passo, terá 40% dela destinada ao lazer e educação (parque ambiental, área de caminhada, trilhas ecológica e área para educação), e 60% será área de preservação ambiental, uma vez é remanescente de mata atlântica no planalto catarinense.