Promovido pela Associação Terapêutica Novo Amanhecer (ATENA), com o apoio da Prefeitura Municipal de Mafra, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA), o 4º Concurso de Oratória nas Escolas premiou com um tablete o primeiro colocado, o segundo com um rádio FM e o terceiro um fone de ouvido. Os demais finalistas foram presenteados com um porta retrato personalizado.
A etapa final do concurso foi na noite da última quarta-feira (6) no auditório da sede administrativa do Banco Sicoob Credinorte, em Mafra, e contou com a participação de diretores, professores, alunos, familiares e amigos das nove escolas finalistas. “Tivemos discursos de auto nível, o que mostra o quanto nossos jovens estão atentos ao que acontece em sua volta, mas, isso não é o suficiente, precisamos o engajamento das escolas, do governo e da sociedade como um todo, para um mundo cada vez melhor e longe das drogas.”, pontuou Edson Eckel, psicólogo e responsável técnico da ATENA.
Para a naturóloga e facilitadora do projeto, Helen Jessica Silva, a noite foi um grande momento para debates entorno do tema: “Mundo da Diversidade, Sou Geração Atitude. Todos os anos nos surpreendemos não só com os textos produzidos, mas também como as apresentações dos alunos. Esta é uma das atividades desenvolvidas pelo Projeto Geração Atitude durante o ano letivo. Esperamos que os adolescentes possam refletir sobre sua realidade como também sobre questões sociais emergentes e promover mudanças no seu ambiente escolar e em sua realidade. Sendo protagonistas juvenis, tendo representação social e participação ativa na sociedade. Buscamos uma ação educativa dirigida à prevenção do uso de drogas, priorizando os adolescentes, valorizando da vida, a promoção da saúde e a melhoria do ambiente escolar.”
Ganhadoras
Entre os nove finalistas, a vencedora foi Karoline Wolff, aluna na Escola de Educação Básica Dr. Francisco Izabel, seguida por Diovana Paola Gonçalves, aluna na Escola de Educação Básica Monteiro Lobato e Andrieli de Fatima dos Anjos, aluna na Escola de Educação Básica Cristo Rei.