Os condutores de ambulâncias da Secretaria de Saúde de Mafra participaram, na noite do último dia 10, de uma palestra educativa sobre a condução de veículos de emergência do tipo Ambulância. O evento foi promovido pela Delegacia da Polícia Rodoviária Federal em Mafra, alusivo ao Dia do Motorista de Ambulância, comemorado na mesma data, e estendeu-se também aos motoristas de ambulância de Rio Negro.
O palestrante, PRF Luiz Damásio, destacou a importância de direção defensiva e do cuidado que os motoristas de ambulância devem ter durante o transporte de pacientes em situações de urgência e emergência, sendo que tal transporte deve ser feito no menor tempo possível, desde que com segurança.
Ele falou também que a atenção e o respeito às normas de trânsito são fundamentais para qualquer condutor, inclusive para os motoristas de ambulância, que gozam de prerrogativas diferenciadas de circulação e conduta, de acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro, mas que a livre circulação não pode suplantar a atenção com a segurança dos passageiros da ambulância e de todos os demais veículos e pedestres. “É importante que todos tenham em mente que quase uma população de Mafra inteira morre no trânsito brasileiro anualmente”, destacou Damásio, salientando mais uma vez que o cuidado, a responsabilidade e a direção defensiva são fundamentais para a diminuição de tais números.
Os motoristas avaliaram como muita positiva a palestra, principalmente porque ela reforçou conceitos conhecidos, mas que muitas vezes não recebem a devida atenção durante o trabalho diário no trânsito.