“Ao longo dos anos, evidenciam-se caminhadas importantes na luta pela eliminação de barreiras ainda não superadas. No cotidiano da sociedade, são revelados fatos que justificam a inesgotável necessidade de serem acionadas medidas, em busca da aceitação, participação, compreensão e do respeito. Sendo assim, torna-se preponderante a compreensão e análise conceitual da diferença, a fim de evitar interpretações indevidas e que a diferença seja confundida com desigualdade.” (Trecho do texto norteador da campanha da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2016 – “O futuro se faz com a conscientização das diferenças” – por Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira).
Aconteceu no período de 22 a 24 de agosto, no London Club, palestras destinadas a cerca de 560 profissionais da educação, entre professores da educação infantil/ensino fundamental do município e da APAE propuseram uma reflexão sobre o tema “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”, durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
A semana constou de palestras sobre os temas “Transtorno do Espectro Autista”, proferida por Mariele dos Santos e “Pessoas com Deficiência, Educação Inclusiva e Acessibilidade”, por Mario Cezar da Silveira”. No dia 24 aconteceu a noite Cultural.
Conforme declarações da Coordenadora do Setor de Atendimento Educacional Especializado, Ana Claudia Rauen, “o seminário cumpriu o papel de mostrar aos professores as diferentes formas de deficiências existentes, para poderem identificá-las, respeitá-las e melhor trabalhar com os alunos”.