Na tarde da última terça-feira (20), reuniram-se na sala de reuniões da Amplanorte os representantes de conselhos locais, entidades governamentais e representantes dos usuários de saúde para a reunião de eleição da nova diretoria do CMS de Mafra.
Foram 18 instituições que concorreram às inscrições para participação no conselho, sendo elas o Hospital São Vicente de Paulo, Atena, Conselho Regional de Serviço Social – CRESS, UnC, Giro, Pastoral da Criança, Maternidade Dona Catarina Kuss, Amadev, OAB, Sindicato dos Trabalhadores e Agricultores de Mafra, APAE, AMO e os Conselhos Locais de Saúde do São Lourenço e Vila Nova.
A nova mesa diretora foi composta por Nildo Antonio de Oliveira Junior, Presidente, Edson Eckel, Vice-Presidente, pelo Secretário Macio Fabio da Silva e pelo Secretário Executivo Ricardo Nestor de Paula.
Para a secretária de saúde, Jaqueline de Fátima Previatti Veiga, “em nosso municÃpio, ganhamos com a participação de várias entidades em um espaço de apoio apolÃtico, a fim de fazer a saúde de Mafra cada vez melhor. O conselho é um local de discussão sim, mas discussões que fazem melhorar o processo de trabalho e dar apoio nas discussões e na implantação de serviços. Todos somos usuários do sistema de saúde e o conselho concede espaço para que as decisões em saúde sejam apoiadas e discutidas com toda a populaçãoâ€.
GERENTE DE ATENÇÃO PRIMÃRIA
Pautado na reunião, o assunto sobre a implantação de gerentes de atenção primária em saúde foi destaque durante o encontro. O objetivo é escalar três profissionais de nÃvel superior, já efetivos no municÃpio e conhecedores dos processos de saúde. A nomeação destes profissionais se dará apoiada na Resolução n. 2.436/2017 da PolÃtica Nacional Atenção Básica – PNAB, com repasse de recursos para tal fim.
O profissional irá exercer atividades administrativas e gerenciar unidades de saúde. Serão instituÃdos três profissionais, onde dois ficarão com a divisão das unidades da área urbana e outro realizará o gerenciamento das unidades da área rural. Segundo a secretária de saúde, a tendência é facilitar os processos administrativos e agilizar o atendimento à população.
PARTICIPE!
A próxima reunião será no dia 17 de setembro, às 14 horas, na sede do Conselho Local do Espigão do Bugre, e é aberta à toda população como ouvinte.